top of page

Generalista ou Especialista: Qual Perfil é o Mais Valorizado no Mercado de Trabalho Atual? Karine Mueller

Atualizado: 11 de jul.


No mundo corporativo atual, a escolha entre ser um profissional generalista ou especialista é uma questão que intriga muitos trabalhadores. Com as rápidas mudanças tecnológicas e a constante evolução do mercado, decidir qual caminho seguir pode impactar diretamente a carreira e as oportunidades profissionais. 


Este artigo explora os perfis de profissionais generalistas e especialistas, destacando as vantagens e desvantagens de cada um, e analisa qual perfil é mais valorizado pelas empresas hoje em dia. 


Ao final, refletimos sobre a tendência de mercado e a importância de combinar competências técnicas específicas com habilidades comportamentais versáteis. 

Então, qual perfil você acha que o mercado absorve mais? Vamos descobrir juntos!


Perfil Generalista


Como o próprio nome indica, os profissionais generalistas são aqueles que possuem competências e experiências mais diversificadas. Eles têm uma visão ampla do negócio e são capazes de se adaptar a diferentes funções e setores dentro de uma organização. 


Essa versatilidade permite que os generalistas assumam diferentes responsabilidades e colaborem efetivamente com diversas equipes. Assim, acabam adquirindo novas habilidades e transmitem aos demais uma amplitude de conhecimentos que os ajudam a conquistar cargos de liderança mais rapidamente.


Geralmente, pessoas com esse perfil se tornam bons gerentes, gestores e CEOs, já que, nessas funções mais elevadas, necessitam ter um olhar mais amplo sobre as questões da empresa e do mercado como um todo.


Perfil Especialista


Os profissionais especialistas possuem um conhecimento profundo e altamente técnico em uma área específica. Eles se destacam pela sua expertise e são considerados autoridades em seu campo. A especialização permite que esses profissionais ofereçam soluções detalhadas e de alta qualidade, tornando-se indispensáveis em suas respectivas áreas.


Para atuar em determinados campos da saúde, das engenharias e de tecnologia, por exemplo, é indispensável apresentar um bom grau de especialização. Em alguns casos, é exigida inclusive uma certificação que comprove a capacidade do indivíduo para atuar na função escolhida.


Como no caso de Engenheiro de Segurança do Trabalho, Advogado Tributarista, Cybersecurity.


Quais são as vantagens de cada perfil para a empresa?


À primeira vista, os generalistas podem ter mais facilidade para encontrar oportunidades no mercado de trabalho, já que sua visão global dos negócios permite que assumam cargos diferenciados e trabalhem em diversos departamentos e segmentos empresariais.

Além disso, executivos com esse perfil possuem elevadas habilidades de comunicação, negociação, inteligência emocional e bom relacionamento interpessoal, o que os torna mais competitivos aos olhos do mundo corporativo.


No entanto, em uma sociedade como a atual, em que conhecimento é poder, os especialistas têm um papel essencial nas empresas. Imagine a seguinte situação: você precisa realizar um procedimento bastante delicado. Você confiaria o seu caso a um cirurgião especialista ou a um clínico geral?


Essa situação ilustra bem a importância de contar com um especialista no segmento de mercado, garantindo vantagem competitiva a esse profissional e a possibilidade de exigir uma remuneração mais elevada pelo seu trabalho.


E quais são as desvantagens?


Entre as principais características negativas de ser um profissional generalista, podemos citar o risco de ter os seus conhecimentos vistos como superficiais ou genéricos, e a maior concorrência no mercado, o que faz com que a remuneração seja menor do que a pretendida em diversos casos.


Já para o especialista, o conhecimento técnico em uma área restrita pode se tornar obsoleto ou prejudicial, dificultando a adaptação rápida às mudanças do mercado. Devido a constante evolução da tecnologia e o surgimento de novas especialidades em detrimento de outras.


Mas no mercado atual, o que é melhor?


Essa pergunta preocupa muitos profissionais, e confesso que também me intriga até hoje!


Não posso afirmar que existe um perfil melhor, pois o mercado tem absorvido ambos. Em mais de 10 anos como Consultora de Carreira atendendo distintos profissionais, percebo que aqueles que possuem um perfil com foco, solidez, consistência e profundidade na área de trabalho, somados às habilidades de comunicação, negociação, inteligência emocional e uma visão do mercado ampla em que se atua, se recolocam mais facilmente.

Atualmente o que identifico é que o mercado tende a valorizar o profissional com competências técnicas específicas e com competências comportamentais generalistas. 
Em um mundo com tantas opções, buscamos ser mais assertivos em nossas escolhas. E os especialistas com habilidades generalistas tendem a ser a opção mais segura, por vezes, necessária pela profundidade de conhecimento técnico e das habilidades comportamentais que possuem.
Pois atualmente, o mercado exige não apenas profundidade nas entregas especializadas, mas também habilidades robustas de venda e comunicação. É essencial saber navegar e colaborar eficazmente com todas as áreas da organização, oferecendo soluções que impactem positivamente o conjunto da empresa.

Estudando mais a fundo o LinkedIn, ao analisar as tendências das nomenclaturas do mercado e a dinâmica hierarquia dos cargos, observo que os algoritmos da plataforma tendem a favorecer perfis especialistas. Isso ocorre porque a especialização oferece uma vantagem competitiva ao tornar esses perfis mais visíveis e relevantes nas buscas automáticas.


Quando um profissional desenvolve uma trajetória de crescimento linear dentro de empresas do mesmo segmento de atuação, e da mesma área, setor e ramo, os algoritmos do LinkedIn operam ainda mais a seu favor. Isso se deve ao fato de que a consistência e o foco específico em determinadas palavras-chave são elementos cruciais para ser encontrado de forma direcionada pela IA da plataforma.


Conclusão


Ambos os perfis, generalista e especialista, são essenciais no mercado de trabalho atual. Enquanto os generalistas trazem flexibilidade e uma visão abrangente, os especialistas oferecem profundidade e conhecimento técnico. A escolha entre ser um generalista ou especialista depende das preferências individuais, metas de carreira e das necessidades do mercado.


Lembre-se que: seja um generalista ou um especialista, o importante é encontrar um caminho que permita o crescimento e a realização profissional.

Então, o que acha que o mercado absorve mais, generalistas ou especialistas? E qual perfil se encaixa melhor com suas habilidades e aspirações? 

Conte para mim!


Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado +3.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocarem no mercado de trabalho ao longo dos 6 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(51) 99878-9861 (Whats)





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page