top of page

Você sabe responder a pergunta na entrevista de emprego: “Conte-me sobre você?”

Será que você está preparado para esta pergunta? Ou fica estressado, suando frio e pensando: “Lá vem o recrutador com a pergunta”. Então você não sabe o que melhor dizer.. sobre mim, sobre minha carreira? Sendo umas das primeiras perguntas, ela se torna imprescindível para o bom andamento da entrevista. Confira o artigo e tenha ideias de como melhor responder esta questão.

Emprego

Geralmente na entrevista pessoal, a primeira pergunta que o recrutador faz é “Conte-me sobre você?”


Esta pergunta é uma ótima oportunidade para gerar empatia e quebrar o gelo entre você e o recrutador,  também para fazer com que ambos se sintam mais confortável durante o processo da entrevista pessoal.


Por ser uma pergunta ampla, muitas pessoas não sabem o que responder  e algumas podem achar esta e outras perguntas da entrevista sobre você um pouco estressante. 


Mas o que o recrutador na verdade quer realmente saber?


Os recrutadores fazem este tipo de pergunta para entender melhor seu posicionamento profissional, de como você se apresenta, além do entrevistador já poder analisar o nível de autoconhecimento, bem como identificar alguns parâmetros de perfil como: se é extrovertido ou introvertido. 


Também, dependendo do nível das respostas, o recrutador consegue identificar se seus valores estão alinhados a cultura organizacional da empresa na qual está realizando a entrevista. 


Então fique atento para responder esta pergunta balanceando com sua história pessoal e de carreira, não caia na tentação de falar para o recrutador o resumo de seu currículo, das qualificações e atividades. 


Nesta pergunta ele quer saber sobre você, mais precisamente dos seus gostos, hobbies e costumes pessoais, do que levou você a fazer tal graduação, do porque se identificar com a sua área de atuação, do esporte que costuma realizar, do tipo de filme e series que assiste no netflix. Faça um “mix”, falando tanto do pessoal como do profissional.


Você que é da área comercial e que gosta de esportes aeróbicos, pode falar por exemplo: Gosto de correr, tenho me preparado para maratonas, a ultima que participei foi a de...” – isso mostra seu lado enérgico de correr atrás de metas.


Pessoas que são da área de humanas, podem falar por exemplo : “Sou praticante de Yoga, no dia a dia escutando diversas pessoas, acabo encontrando no yoga o momento de me escutar e estar em contato comigo, meus sentimentos e percepções.” – isso demonstra que você tem uma “válvula de escape” ao lidar e escutar o outro.


Caso esteja participando de uma vaga em uma empresa que seja do segmento de projetos sociais e você realiza algum trabalho voluntário, é muito valido você comentar de seu projeto, pois mostra que está alinhado a cultura organizacional. 


MAS FALE REALMENTE A VERDADE!!! DO QUE REALMENTE VOCÊ GOSTA!!! 


Nós recrutadores sabemos quando o candidato está falando a verdade e a mentira, além de notarmos na expressão corporal se a pessoa está confortável ou não com a resposta que verbaliza.


Mas qual é a melhor resposta para esta pergunta?

As melhores respostas são honestas, claras, pontuais e verdadeiras. 


SEU OBJETIVO É: compartilhar algo interessante sobre você, que ilumine quem você é como pessoa e demonstre que é o candidato certo para esta posição, no que tange a cultura da empresa.


Pois certamente antes de ir para a empresa realizar a entrevista, você já pesquisou sobre a mesma, correto? E assim já sabe sobre a cultura  e os valores organizacionais da mesma.


Considere usar frases como "Além desses interesses e paixões, minha vida profissional é uma grande parte de quem eu sou, então eu gostaria de falar um pouco sobre algumas das atividades que gosto e que demonstram também o profissional que sou, pois acredito que não temos como separar o profissional do pessoal.”


E então compartilhe sua experiência e conhecimentos que mais se identifica na sua área de atuação. Lembrando é claro dos requisitos da vaga na qual está participando.  Esteja pronto para compartilhar três ou quatro das qualidades pessoais, habilidades e ou áreas de especialização que o ajudariam a se destacar no trabalho para o qual você está sendo entrevistando. 


Fale de seus pontos fortes, e também dos pontos a desenvolver – isso demonstra que você tem conhecimento sobre si. Mas atenção: ao falar dos pontos a desenvolver já mostre como você vem trabalhando estes pontos, de como está se superando nestas questões.


E o que não dizer nesta pergunta?


Não compartilhe informações demais ou muito rasas do tipo: “Sou casado, tenho uma filha e gosto de ir a restaurantes e viajar nos momentos livres”. Respostas assim, não demonstram quem você é de fato, apenas demonstra o quanto você é fechado ou não detém o conhecimento sobre si.


Evite assuntos potencialmente controversos, como inclinações políticas ou religiosas.

Evite compartilhar demasiadas informações pessoais sobre sua família. Não há necessidade de dar informação estritamente pessoal. Já vi muitas pessoas que por estarem em um processo de separação, acabam se emocionando na entrevista, ou até mesmo falando mau de seu ex companheiro (a).


Caso seja muito difícil para você ter um posicionamento profissional e discorrer naturalmente sobre esta pergunta, é válido você procurar um Jobhunter, no qual realiza uma simulação de entrevista gravada e depois aponta feedbacks sobre.


Logo Karine Mueller

Karine Mueller 

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira. 

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

contato@karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

140 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page