top of page

Será que eu sei me posicionar bem em uma entrevista de emprego?

Atualizado: 12 de abr.

Encontramos hoje um mercado altamente competitivo, percebemos que os profissionais ampliaram seus conhecimentos através de cursos, especializações, MBA, línguas estrangeiras entre outros recursos que qualificam o indivíduo ainda mais em suas atividades técnicas. O que é ótimo!


Porém, será que ao mesmo tempo em que esses profissionais se qualificaram tecnicamente eles de fato também investiram em uma outra área tão importante quanto, que é o seu autoconhecimento?


O autoconhecimento representa compreender quem realmente sou eu enquanto profissional, o que de fato eu vislumbro para a minha carreira, quais são as minhas competências a serem aprimoradas e potencializadas. Realmente possuo uma boa comunicação? Como é meu relacionamento interpessoal entre meus pares e colegas? Será que eu sei me posicionar bem quando perguntam sobre mim?


Se você já se questionou sobre essas frases, já demonstra um certo comprometimento consigo mesmo. Um próximo e adequado passo seria tratar de aprimorar seu comportamento pessoal (competências pessoais) da mesma maneira que se busca o aperfeiçoamento técnico, ou seja, procurar se desenvolver através de cursos especializados com profissionais do ramo.


Sabe aquela frase “não adianta você parecer ser bom, você tem que mostrar ser bom”, de nada adianta ter um excelente currículo se na hora que os holofotes estão em cima de você durante uma entrevista de emprego, não souber se posicionar de acordo com o que realmente você tem de melhor, sabendo assim usar a imagem a seu favor.


Em uma entrevista de emprego, você é o produto, o recrutador está ali para ver se realmente você se encaixa nas necessidades dele. O grande desafio é entender como se encaixar nessas necessidades. Na verdade, a resposta é muito menos complicada do que as pessoas imaginam: Conheça a si mesmo! De nada adianta criar uma imagem falsa do que você acha que a empresa espera, aprenda a se valorizar pelo que você tem de único, pelos seus pontos fortes.


O bom recrutador percebe, analisa e entende quando você realmente está sendo você mesmo, e quando quer passar uma impressão da qual não é. Se você está passando essa impressão da qual não é, desculpe mas automaticamente você será desclassificado. Da mesma forma, acontece para as pessoas que não sabem direito o que querem para suas carreiras, ou as pessoas que não sabem quem realmente elas são.


Durante uma entrevista como você responde ao questionamento “Fale-me sobre você”?

Reflita... pense... O que você diria?


Sua frase descreve de maneira clara e vigorosa quem é você, o que faz e o que tem para oferecer a empresa? Sua frase demonstra e posiciona suas competências e habilidades para o ouvinte?


Agora vamos a reflexão, como você vai passar para o seu ouvinte algo claro, verdadeiro, com emoção na sua fala se a pessoa não souber realmente quem é. Do que adianta falar que possui ótima comunicação se na hora de falar você gagueja ou fala baixo para ninguém ouvir? Percebe o que estou querendo falar para você? Seja verdadeiro com você mesmo!

 Para desenvolvermos uma estratégia de posicionamento realmente eficaz, conhecer a si próprio é fundamental e estratégico na sua carreira. Agora, te convido a se questionar e refletir sobre as seguintes perguntas:


O que represento corresponde ao meu ideal?

Qual impressão as pessoas tem de mim? (+ e -)

O que as pessoas apreciam em mim é real, ou somente é a percepção delas?

O que me tona diferente dos demais? (pontos fortes)

Com quais palavras eu gostaria que me descrevessem?

Quais são meus pontos fracos e como posso fortalece-los?

Se eu fosse um carro, qual seria? Porque?

O que as pessoas sentem ao me ver?


Reflita sobre essas questões, coloque as respostas em um papel e monte um script de sua apresentação pessoal com um posicionamento estratégico, através da sua percepção diante das perguntas. Por meio desses questionamentos, quando perguntarem sobre você, automaticamente você irá fazer com que seu ouvinte perceba, interage e se emocione com sua apresentação, pois você será você mesmo, será verdadeiro!


E claro, nesta apresentação não esqueça de fortalecer seus conhecimento técnicos, como graduação, especialização entre outros.


Boa sorte!!



Karine Mueller Logo

Karine Mueller

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira.

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page