top of page

Quando o desemprego bate na porta...

Atualizado: 12 de abr.

"Estava há doze anos em uma mesma empresa, estava acostumado com a minha rotina de trabalho, então com toda a pandemia, me vi desempregado e aí veio o turbilhão na minha cabeça, verifiquei que não sabia mais como estava lá fora (se referindo ao mercado de trabalho atual), me senti perdido, sem mesmo saber onde começar, e quanto mais "dicas" eu assistia na internet, mais confuso eu ficava."

Esse é um dos milhares de relatos iguais que encontro dia a dia nas conversas introdutórias que disponibilizo a quem deseja passar pelos Programas de Recolocação Profissional e/ou Confecção de Currículo e Ajuste LinkedIn. Profissionais exemplares que ficaram tão aculturados na empresa onde estavam, que esqueceram que existe um mercado enorme com múltiplas possibilidades ao lado de fora, e por vezes esquecem o profissional fantástico o qual se tornaram. E no dia que nunca se espera, o desemprego bate na porta..., "caem" no mercado de recolocação e se dão conta que este sofreu drásticas mudanças ao longo do tempo, mediante a tecnologia que o transforma constantemente.


Os profissionais chegam até mim assustados, pois não sabem por onde começar a procurar trabalho, por vezes já encaminharam seus currículos para diversas vagas, se aplicaram em diversas plataformas e não são chamados para nenhum processo seletivo. Daí vem o desespero e quanto mais "dicas" encontram na internet, mais perdidos eles se sentem.

Hoje, por conta da proteção da Lei de Dados, as empresas precisam se filiar a plataformas digitais para receber os currículos, que precisam agora mais do que nunca ter palavras-chave. O mesmo acontece com o LinkedIn, que para ser captado pelas triagens da inteligência artificial destas plataformas, se utiliza dessas mesmas palavras-chave. Mas isso não é tudo...


Quando passam pela triagem das plataformas, se deparam com uma bateria de testes de perfil comportamental, lógica, línguas estrangeiras, entre tantas outros. Mas o maior temor de todos é o famoso vídeo currículo, onde o profissional se coloca na posição de ser o youtuber, que precisa ser descolado com uma oratória impecável para o recrutador virar seu fã e te chamar para a entrevista. Mas isso não é tudo…


E quando por "muita sorte" chegam a etapa da conversa com o recrutador, acabam se sabotando pela falta de CONFIANÇA em si mesmos, por não se identificarem com o mercado atual, o qual exige muitas competências técnicas e comportamentais necessárias para aplicação as vagas, mesmo que estes profissionais tenham todas essas competências exigidas para a função. O que percebo aqui é a falta de identificação da visão que possuem de si enquanto um profissional que foi muito valoroso para a cultura da organização de onde estavam inseridos, e isso é tudo!


Claro que existe uma técnica para fazer seu currículo ficar em modelo de consultoria, mais aderente às plataformas atuais. Os algoritmos dessas plataformas, assim como de qualquer outra rede social, são trancados a sete chaves, no entanto, como atuo a mais de sete anos no LinkedIn diariamente, posso observar os movimentos da rede e entender o que faz com que ela dê os impulsos necessários para seu perfil ser visualizado pelos headhunters. A missão da rede é fazer com que você desenvolva um posicionamento profissional assertivo, em que muito antes de você ir atrás do emprego, fazer com que o emprego venha atrás de você, onde os recrutadores irão caçar o seu perfil na rede.

Porém, a CONFIANÇA que você precisa desenvolver para ter esse posicionamento assertivo, é o SEGREDO de toda RECOLOCAÇÃO!

E só se desenvolve esta confiança revisitando seu histórico profissional, fazendo um overview da sua trajetória de carreira, resgatando suas especialidades, os resultados que você trouxe para as organizações. Estes que muitas vezes que não foram comemorados, mesmo até as pequenas vitórias do dia a dia, dando lugar à uma rotina onde os feitos eram normais, era mais uma atividade da qual você precisava executar, quando na verdade o que era básico para você era uma forte competência técnica e comportamental que você adquiriu pela visão de quem está de fora te percebendo e escutando.


Resgatar sua AUTOCONFIANÇA é um convite para você se olhar novamente, se conectar primeiramente com você mesmo para depois de fortalecido se conectar com o mercado de trabalho. É buscar sua identificação enquanto profissional, essa que foi apagada pela rotina frenética do qual você entrou na organização onde atuava, como um hamster que fica correndo em círculos em uma caixa.


A AUTOCONFIANÇA resgatada ao profissional nos atendimentos é o que faz o sucesso da consultoria em recolocar clientes de distintos segmentos e áreas de atuação, pois de nada adianta um currículo e perfil maravilhoso no LinkedIn se você ainda não aprendeu a valorizar o profissional que tem em você!

Eu só dou e entrego ao outro aquilo que possuo, se não acredito mais em mim, como vou fazer o outro acreditar em mim? Como vou passar a segurança no meu posicionamento profissional no LinkedIn e nas entrevistas?

Por meio do processo de autoconhecimento da carreira, descobrimos muitas verdades sobre nós mesmos. Desenvolvi uma metodologia para ajudar os profissionais a despertarem - ele se chama Programa Recolocação Profissional e/ou Orientação de Carreira. Nele, nos deparamos com obstáculos que necessitam ser ultrapassados e aprendemos a identificá-los e removê-los. Quando removemos aquilo que não serve mais, abrimos os canais da Autoconfiança para que ela flua livremente e lhe conduza para todos os caminhos que você quiser seguir.


Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado +3.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocarem no mercado de trabalho ao longo dos 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(48) 99176-3738 (Whats)

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page