top of page

O novo formato para encontrar talentos - O que impacta para os recrutadores e profissionais?

Atualizado: 12 de abr.

O tempo do currículo em papel, o qual se encaminhava para as empresas, já está defasado. Atualmente, o LinkedIn é a maneira mais correta de armazenar seu currículo on-line.


Antigamente se utilizava o “banco de currículos”, no qual os currículos em papel ficavam armazenados e, depois de seis meses, eles ficavam desatualizados. Hoje utilizamos diversas plataformas digitais para se candidatar às vagas; muitas destas já importam os dados de seu perfil do LinkedIn para a aplicação nas vagas.


Assim como o currículo, o modelo de Recrutamento e Seleção nas organizações através da tecnologia e mobilidade das pessoas também sofreu fortes mudanças. Os recrutadores chegavam até os profissionais por meio passivo, ou seja, através de indicações e captação dos currículos que surgiam pela divulgação das vagas em jornais, revistas, internet, sites específicos, como catho, manager, vagas.com etc.


No entanto, o profissional de RH encontrava uma barreira, nem sempre os melhores profissionais visualizavam as vagas que eram postadas para enviar seu currículo. Caso o profissional estivesse trabalhando e não estava atento ao mercado de trabalho, este acabava não se aplicando e o profissional poderia perder uma ótima oportunidade.


Ao trabalhar as vagas sigilosas, as quais os recrutadores não podiam publicá-las em nenhum meio, utilizavam-se consultorias que indicavam os profissionais que eles possuíam apenas em sua rede de captação ou região.


Com a inserção do LinkedIn, tudo mudou, e as portas se abriram globalmente.

Ainda são utilizadas todas as formas acima citadas. Porém, com o LinkedIn, o recrutador passou a ter uma posição mais ativa. Ele não espera os currículos chegarem, ele vai atrás dos candidatos que realmente identifica estar de acordo com o nicho de atuação específico da vaga com a qual está trabalhando. Devido a isso, surgiu a nova denominação para o Analista de Recrutamento e Seleção: o Headhunter - caçador de cabeças.


E onde o Headhunter encontra os profissionais? No LinkedIn!


Quanto mais preciso for o recrutador em seu nicho de atuação, mais conexão e networking ele estabelece com os profissionais do mesmo segmento de sua empresa; como consequência, ele fortalece o alinhamento ao perfil do que a empresa deseja. Por isso, cada vez mais, percebemos recrutadores específicos nos segmentos de atuação: TI, Altos Executivos, Comercial, Financeiro, Engenharia etc.


E o que isso impacta para você, que está em busca de um emprego?


Tudo! O LinkedIn hoje é uma das maiores fontes para encontrar os profissionais. Você precisa estar bem posicionado na rede. Se antes você ia atrás, hoje você é achado! E, para ser achado, você precisa ter um adequado posicionamento profissional e saber utilizar a plataforma ao seu favor.


Devido a isso, fica claro o quanto é imprescindível você possuir uma identidade na rede profissional que mais cresce. A principal tarefa do LinkedIn não é procurar vagas, e sim de você criar sua marca profissional, pois o emprego deve vir através do seu forte engajamento na rede através do valor que você gera no seu segmento de atuação e expertise na área.

O propósito primário do LinkedIn é servir como uma rede profissional expandida para você manter contato, estabelecer sua identidade profissional e aprender, crescer com outros profissionais. Isso se faz estando sempre presente na rede, desenvolvendo contatos, interagindo com as conexões, realizando publicações, escrevendo artigos, seguindo pessoas que agreguem valor em sua carreira, atualizando suas experiências, além de ter um perfil bem estruturado.

Quanto mais conexões você possuir no seu ramo de atuação, mais provável que seu perfil seja visto por aqueles que mais interessam a você. O LinkedIn é sobre a venda de uma marca. Esta marca é você mesmo.


Dessa forma, você deve perceber que seu perfil é muito mais que um currículo on-line. Sua tarefa no LinkedIn é fazer com que sua imagem trabalhe para você. Isso fará com que você não apenas procure e se candidate com qualidade às vagas que estão dispostas na rede, mas que os empregadores, headhunters notem e percebam o profissional qualificado que você é.


Karine Mueller logo

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado +3.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocarem no mercado de trabalho ao longo dos 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(48) 99176-3738 (Whats)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page