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O novo formato para encontrar talentos - O que impacta para os Recruiters e para o Profissional

Atualizado: 12 de abr.

As pessoas estão cada vez mais interconectadas. A tecnologia, a internet e a mobilidade permitiram que chegássemos a um momento talvez jamais imaginado. Neste ponto a tecnologia possibilitou, por meio de sites e softwares, que a comunicação entre as pessoas ficasse cada vez mais fácil e ágil. O LinkedIn é um exemplo deste cenário. Saiba mais!

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As pessoas estão cada vez mais interconectadas. A tecnologia, a internet e a mobilidade permitiram que chegássemos a um momento talvez jamais imaginado. Neste ponto a tecnologia possibilitou, por meio de sites e softwares, que a comunicação entre as pessoas ficasse cada vez mais fácil e ágil. O LinkedIn é um exemplo deste cenário. 


E o que isso impacta para nós Recruteirs achar os melhores talentos para as organizações?


Vamos lá...


O modelo de Recrutamento e Seleção das organizações através da tecnologia e mobilidade das pessoas também sofreu fortes mudanças.


Fazendo um breve retrospecto, antigamente os Recrutadores chegavam até os Profissionais por meio PASSIVO


Nós recrutadores procurávamos os talentos através da captação dos currículos que surgiam pela divulgação das vagas em jornais, revistas, internet sites específicos como: (catho, manager, vagas.com e etc),  e de indicações.


No entanto, o profissional de RH encontrava uma barreira, este precisava com que surgisse “aquele” candidato através de suas divulgações de vaga. E nem sempre os melhores profissionais visualizavam as vagas que eram postadas para enviar seu currículo, e/ou se o profissional estava trabalhando e acabava não encaminhando o currículo este poderia perder uma ótima oportunidade, pois não havia a possibilidade do Recruiter entrar em contato com o profissional e ofertar a vaga para este. 


Também, utilizávamos o “banco de currículos”, no qual antes de seis meses o mesmo ficava desatualizado.


Quando trabalhávamos com vagas sigilosas, onde não podíamos publicar a vaga em nenhum meio, se contratava consultorias que indicavam os profissionais dos quais eles possuíam em sua rede de captação. Por vezes uma rede escassa, devido a regionalidade da consultoria, visto que não se havia a mobilidade dos profissionais e as consultorias eram segmentadas por regiões.


COM A PLATAFORMA DO LINKEDIN, TUDO MUDOU, AS PORTAS SE ABRIRAM...

 

Claro que ainda se utiliza os métodos citados acima, porém identifico como um meio de transição do modelo de recrutar e selecionar pessoas.


Pois hoje percebo que o recruIter, passou a ter uma posição ATIVA,  isto é realizando realmente o papel de Hunting/Searching. O profissional de RH não espera mais os currículos chegarem, ele vai atrás dos candidatos que realmente identifica ser de acordo com o nicho de atuação especifico da vaga na qual está trabalhando. 


Isto requer uma outra postura do profissional, uma postura mais ativa, mais hands-on isto é, de colocar a mão na massa, de ir atrás, buscar, caçar. 


E quanto mais preciso for o recrutador em seu nicho de atuação, ou seja, quanto mais inserido ele estiver na cultura organizacional da empresa, e alinhado aos cargos da empresa, mais conexão e networking ele estabelece com os profissionais da área e mais resultados terá.  


Por isso que, cada vez mais se percebe Recrutadores específicos nos seguimentos de atuação, seja de TI, Altos Executivos, Comercial, Engenharia e etc. O LinkedIn possibilitou uma mudança no modelo de recrutar e selecionar pessoas, e esta ferramenta vem se tornando o principal agente de buscas para os Analista, Especialistas de Recrutamento e Seleção e não apenas para os Headhunters.


E o que isto impacta para você profissional que está buscando um emprego?


Tudo! Sendo hoje o LinkedIn uma das maiores fontes para se achar os profissionais, você precisa estar bem posicionado na rede. Se antes você ia atrás, hoje você é achado! E para ser achado, você precisa ter um adequado posicionamento profissional.


E o que é esse posicionamento profissional?


É estar realmente alinhado com sua imagem profissional, ir além de ter um perfil completo e BEM ESTRUTURADO no LinkedIn, estar com dados inserido, experiências e atividades bem claras, demonstrando os resultados que trouxe nas organizações por onde passou e verificando sua estratégia de marca para a rede. 


Desenvolver seu posicionamento é realizar publicações de seu nicho específico de atuação, criar um network preciso com profissionais que “jogam no mesmo time que você”, participar de grupos de discussão, compartilhar e seguir profissionais alinhados a sua carreira.

Faça um perfil realmente eficaz com a sua estratégia, utilizando as palavras-chaves que vão de acordo com o seu posicionamento profissional.


Logo Karine Mueller

Karine Mueller 

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira. 

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

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