top of page

Marca Pessoal - a percepção do Eu Ideal, Autoimagem e Autoestima

Atualizado: 12 de abr.

Se você acha que LinkedIn é apenas uma plataforma voltada unicamente para o preenchimento de currículo, com certeza você precisa rever seus conceitos. O LinkedIn hoje é essencial para qualquer profissional que deseja ser percebido enquanto Valor para o mercado de trabalho e que deseja trabalhar a sua visão de carreira a longo prazo.


Hoje o LinkedIn é a plataforma para você desenvolver sua Marca Pessoal, é através do autoconceito que possui de si, que você irá desenvolver seu posicionamento profissional e com ele as estratégias para se conectar e conversar com o seu público alvo.


Como consequência disso, você obterá novas oportunidades que o levarão ao seu sucesso profissional, seja seu objetivo uma recolocação, atuar como profissional autônomo, a venda de produtos e serviços, uma nova posição no local onde trabalha, ou entre outros.



Autoconhecimento profissional

Nos atendimentos ao programa Recolocação Profissional e Confecção de Currículo e LinkedIn, utilizando a escuta psicológica, ferramentas e técnicas que possibilitam o profissional tomar consciência do autoconceito que possui de si. Identifiquei dois tipos de profissionais: os que já estão construindo seu sucesso profissional e os que não estão.

Isso é óbvio, ok! Mas o que diferencia os profissionais que já estão obtendo sucesso dos que não estão?

Eles possuem um autoconceito ajustado de si, e como consequência passam uma visão positiva para o seu nicho de atuação.

O Autoconceito é a visão, a opinião que temos de nós mesmos, essa visão não foi herdada ela foi apreendida. São as crenças positivas e negativas que você absorveu ao longo dos anos, uma complexa série de modelos mentais gerados pelas dúvidas, vitórias, fracassos, medos, opiniões, atitudes, expectativas, esperanças e outras impressões entrelaçadas que hoje você aceita como verdadeiro.


Tudo isso vai formando bases e elementos para que criamos uma concepção sobre nós mesmo, assim como criamos convicções sobre todas as outras coisas de nossa vida como relacionamento, saúde, religião e etc, também criamos a teoria sobre como nós percebemos e vemos como profissional.

Essa percepção sobre si, vai ter um impacto fundamental sobre como você se posiciona no mercado de trabalho, pois são as crenças que você interiorizou sobre você, que passa a ser a sua voz, seus pensamento, o que você coloca em palavras, ações e atitudes.

A boa notícia é: como a visão que temos de nós mesmos foi apreendida, logo essa visão pode ser modificada.

Podemos modificar o autoconceito, na medida que ajustamos a percepção que temos de nós, de acordo com duas imagens: a real e a ideal.

O autoconceito é formado pela Autoimagem, o Eu Ideal e a Autoestima, quando aprofundado estes conceitos pelo autoconhecimento desenvolvemos um Posicionamento Profissional mais assertivo e com resultados efetivos, a fim de criar uma Marca Pessoal mais concreta visando os objetivos de nossa carreira a curto, médio e longo prazo.


Vamos explorar melhor estes três conceitos, para você perceber como criar uma Marca Pessoal no LinkedIn, que vai ao encontro da percepção que você tem de si, da percepção que o outro tem de você, bem como do que deseja para o sucesso de sua carreira.


Sua Autoimagem está relacionada ao que você é, como você se vê e pensa sobre si mesmo no presente. Costuma-se chamá-la de "espelho interno". Referimos-nos com frequência a esse espelho para saber o que fazer ou como devemos nos comportar em uma situação particular.

O psicólogo Nathaniel Branden, disse que: “Autoimagem é quem ou o que nós pensamos ser. Nossos traços físicos e psicológicos, nossas qualidades e imperfeições, nossas possibilidades e limitações, nossas forças e fraquezas… “

Pensando na Imagem Profissional, é a forma como eu me vejo, não só fisicamente, mas emocional, social e cognitivamente, como eu me denomino quando o outro pergunta o que faço e quem sou.


Exemplo: se desde cedo você escutou que era inteligente e capaz, é provável que esta seja uma informação assimilada na construção da sua autoimagem. Se desde cedo você escutava que tudo que começava não terminava, você terá uma percepção de fracasso em relação aos seus objetivos.


Ser honesto com você mesmo, não se enganando e se responsabilizando pelo que você vê no presente, é o primeiro passo para a tomada de consciência para aquilo que você deseja mudar. Bem como, olhar para suas forças, focar nos seus pontos fortes e perceber suas conquistas, vitórias é honrar o profissional no qual já se tornou.


Já o Eu Ideal, é a visão a longo prazo do que você deseja para si. É uma combinação de todas as qualidades e atributos das outras pessoas que você mais admira, é uma descrição da pessoa que você mais gostaria de ser, das qualidades e características que mais deseja para si, é sua visão a longo prazo do que deseja, a visão do eu do futuro.


Profissionais bem-sucedidos têm visão muito clara do que desejam para sua carreira como objetivo a longo prazo. Mas o que acontece na maioria das vezes, é que não sabemos o que desejamos, e não possuímos uma visão carreira a longo prazo.


E por fim e mais significante de todas a Autoestima, é o apreço que sinto por mim, é o sentimento que tenho perante uma auto-avaliação. Não significa ter orgulho, soberba ou sentimento de superioridade. Significa eu me aceitar, reconhecer minhas fraquezas e meus defeitos.

A forma como eu vejo a minha Autoimagem e o que desejo para o Eu Ideal, influenciam diretamente o nível e a qualidade da Autoestima.

Sua autoestima é em grande parte determinada pelo relacionamento entre sua Autoimagem e seu Eu Ideal, é o seu desempenho nas atividades diárias em comparação com o desempenho se você fosse a melhor pessoa que poderia ser consigo e com os outros.


Quanto mais suas atividades diárias são consistentes com a pessoa que você quer se tornar, maior será sua autoestima.


O contrário da autoestima é a baixa estima, ou seja, o sentimento de não ser bom o suficiente, de se comparar de modo negativo com outras pessoas, de subestimar suas próprias capacidades. É ver o copo vazio em vez de meio cheio. Baixa autoestima leva a estresse, negatividade, pessimismo, medo , insegurança e a tendência a não se valorizar.


A imagem que temos de nós mesmos reflete em nossa autoestima e em nosso comportamento ao longo prazo para conquistar o Eu Ideal. Uma pessoa que se rotula como perdedora ou vencedora tenderá a se comportar desta maneira. A forma como nos vemos nos projeta e sinaliza o que damos a voz, nosso posicionamento, a identidade e marca profissional.

Uma autoestima real e positiva é o alicerce para que você tenha segurança e confiança para se colocar em Valor para o mercado de trabalho.

A imagem que temos de nós mesmos reflete em nossa autoestima e em nosso comportamento ao longo prazo para conquistar o Eu Ideal. Uma pessoa que se rotula como perdedora ou vencedora tenderá a se comportar desta maneira. A forma como nos vemos nos projeta e sinaliza o que damos a voz, nosso posicionamento, a identidade e marca profissional.


Uma autoestima mais real e positiva é alicerce para que o indivíduo tenha segurança e confiança em suas habilidades e competências, sabendo se colocar no LinkedIn de forma correta ao seu perfil.


Ou seja, não considerando superior e nem inferior aos demais, sendo flexível, aberto e compreensivo. Tendo capacidade para superar os fracassos, estabelecendo relações saudáveis com os demais, sendo crítico, construtivo e coerente consigo e com os outros. Sabendo sua percepção de Valor no mercado.


Agora, se pergunte: Como está seu autoconceito?


Conta para mim nos comentários, sua percepção sobre este artigo!

Sua contribuição ajuda na motivação para escrever mais artigos! :)

Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira e Psicóloga tenho ajudado +3.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a entender melhor seus problemas que impactam o campo emocional do trabalho, ao longo dos 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.

Como cheguei ali em cima?☝️

Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 15 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.

Quer saber mais? 🤗

Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.

Atendimentos on-line para todo o Brasil.

+55 (51) 99878 - 9861(WhatsApp)


750 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page