top of page

Estou desempregado, e agora? Como reagir a esta situação?

Atualizado: 12 de abr.

Este realmente é um momento delicado no qual você está passando, ou que talvez já tenha passado e ou virá a passar. No entanto, apesar de entender sua angústia, medo e sofrimento, entre outros aspectos negativos que o desemprego afeta psicologicamente você e consequentemente também os outros que estão ao seu redor, gostaria de lhe convidar a refletir sobre os pontos positivos que ele lhe proporciona.


Pontos positivos? Como assim?


Sim, por mais que você não consiga identificar primeiramente estes pontos positivos, esteja certo que o desemprego não é uma situação ameaçadora, e que ele pode ser sim um momento de você visualizar grandes oportunidades.


Para você visualizar esse momento de grandes oportunidades, o primeiro passo é você afastar as energias negativas,  nada de ficar deprimido, se culpando e se vitimizar pelo ocorrido. O segundo passo é entender o motivo de seu desligamento, ser adulto e verificar qual a participação sua nessa situação. Pois sempre temos uma certa participação, mesmo que seja 1%, precisamos entender o motivo de eu ser desligado e não o outro, e no que eu contribui para esse desligamento.


Após entender o fato do seu desligamento, perceba que o mundo está abrindo a você novas possibilidades, do qual você deve avaliar estas novas oportunidades, bem como rever novas estratégias profissionais e pessoais. Perceba que agora diferente de quando você estava empregado e muitas vezes acabava se culpando por não ter tempo de fazer o que gostava e o que queria, o tempo agora está a favor de você!


Então aproveite este tempo que hoje você dispõe para se capacitar, estar ao lado de sua família, fazer as coisas e hobbies do qual gostaria, mas também não esqueça de planejar o seu tempo.


Sim, se você está desempregado você precisa se planejar e adaptar-se a essa nova realidade. Estar procurando uma recolocação profissional também é trabalho, para tanto, você precisa identificar suas prioridades. Verifique as coisas que sabe fazer, as que gosta de fazer e as que precisam ser feitas e estabeleça metas.


Monte um cronograma do que precisa ser feito e estabeleça um limite de tempo realista para cada uma dessas fases. Perceba suas potencialidades, quem sabe a partir dessas não surja algo inovador que faça você empreender, de forma que, se tiver que aceitar uma oportunidade o faça na certeza de ter explorado as outras na qual você descobriu a partir de você próprio. Cumpra horários, como se fosse uma jornada de trabalho, com hora para começar o dia, se alimentar, se distrair e descansar.


Outra possibilidade que o desemprego favorece é ter tempo para ampliar sua rede de conexões e melhorar seu networking ainda mais. Agora que você tem esse tempo favorável, se permita participar de grupo de discussões de sua área, perceba e interaja com novas pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que você, entenda o que essas pessoas estão fazendo de diferente. Perceba o que o mercado está exigindo na sua área de atuação.


Também se possibilite dar maior atenção a todas as pessoas que estão e estiveram a sua volta desde o início de sua carreira, não tenha vergonha de mostrar que está disponível no mercado e está procurando trabalho, procure ajuda e da mesma forma contribua com o crescimento dessas pessoas.


Quando sabemos ouvir nossas conexões, isto é quando realmente estamos com os ouvidos abertos, acabamos gerando novos insights, o que nos possibilita pensar em uma nova maneira de perceber as possibilidades que o mundo está abrindo para gente.


Perceba que é na CRISE que geramos novas OPORTUNIDADES. Sendo assim, você prefere continuar na crise ou gerar novas oportunidades? Pense, reflita e identifique novas alternativas. Cito algumas oportunidades diferentes, que talvez você se identifique com elas: mudar de ramo de atuação, abrir um negócio próprio, fazer uma viagem que expanda seus conhecimentos, participar de concursos públicos, voltar a estudar, cuidar de negócios da família, realizar consultorias, criar serviços, montar negócios com amigos e utilizar as mídias sociais a favor de um negócio próprio.


Você é capaz de buscar novos horizontes e abrir novas fronteiras!


Então... Calma! Relaxe! Curta ao máximo suas “férias forçadas”, dê um tempo para você! Recicle suas energias e tudo o que não estava gostando de você mesmo! Faça exercícios, expanda seu networking, curta sua família, faça seus exames de saúde e após com as energias renovadas, com novos hábitos incorporados.... agora sim tenha foco, planejamento, determinação e empenho para correr atrás de seus sonhos, seja eles uma nova recolocação profissional ou empreender em um projeto próprio e ou pessoal.



Karine Mueller - Logo

Karine Mueller

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 15 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira.

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page