top of page

Currículo Criativo ou Tradicional?

Atualizado: 12 de abr.

Escrever um currículo que chame a atenção do recrutador não é uma tarefa fácil. Na consultoria em Recolocação Profissional, recebo diariamente diversos currículos para analisar e confeccionar, isto é uma demanda que gera autoconhecimento da carreira do profissional e principalmente um jogo assertivo de palavras-chave, por conta das plataformas digitais e algoritmos utilizados hoje nas empresas.



Currículo

Muitos dos clientes e profissionais têm dúvidas quanto ao modelo de currículo a ser utilizado. Primeiramente o currículo criativo pode ser mais bonito, porém digo sem medo algum a você que o modelo tradicional é o mais efetivo!


E por que?

Irei elencar os fatores que tornam o currículo tradicional mais assertivo, vamos lá:


Os currículos tradicionais possuem uma visualização que favorecem a leitura mais sequencial e objetiva. 
 
A visibilidade do recrutador e de qualquer pessoa quando  realiza uma leitura dinâmica do currículo é da esquerda para a direita, de cima para baixo. Você deve colocar na parte superior do seu currículo um resumo do seu histórico profissional e consequentemente as suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga, em cada experiência você deve citar as atividades de sua função realizada em bullet point com itens curtos de cada realização profissional.

Isso facilita para o recrutador encontrar as palavras-chave do qual necessita de acordo com os requisitos da vaga. O recrutador quando realiza a primeira triagem dos cv's,  não leva mais do que seis segundos para realizar uma leitura dinâmica, isto é, uma passagem dos olhos para identificar os pontos chaves. 

Quando em formato de currículo criativo, o recrutador se perde, dificultando a leitura, o que pode não favorecer para você ser captado. Diferente do currículo tradicional que é mais fácil de localizar as informações, uma vez que as mesmas seguem a uma setorização padrão, ou seja, nossa mente está mais habituada ao modelo padrão, o que torna a leitura quase que intuitiva.

Assim como o ser humano lê da esquerda para a direita, o sistema da Inteligência Artificial  nas plataformas digitais utilizado pelas empresas, realiza o mesmo método para encontrar as palavras-chave. 

Quando na utilização do currículo criativo a IA não consegue ler as diagramações, desenhos, gráficos, entre outras "firulas" utilizados no currículo criativo, isso faz com que você seja automaticamente descartado pelo sistema de busca. Quanto mais simples, objetivo e claro for seu currículo, mais chance de ser encontrado.


O currículo criativo geralmente é confeccionado em apenas uma página, utilizando de diversos ítens gráficos e resumidamente você coloca suas experiências, isso faz com que muitas palavras-chave e atividades executadas não sejam colocadas, dificultando seu posicionamento profissional e a chance de você se valorizar. Não caia na "lenda" que currículo deve ser confeccionado em apenas uma página. 

Currículo bom é aquele que demonstra o excelente profissional que você é! Para isso, um profissional que é especialista, gerente ou diretor, que possui anos de carreira onde passou por diversas empresas e foi subindo de cargo, pode chegar a ter até 3 páginas no currículo. 

Tudo depende muito do grau da senioridade do profissional e da estrutura de carreira do mesmo. Mas claro que sempre é importante ter bom senso, 3 páginas é o limite!

Outro fator importante, é que fontes diferentes de Arial, Calibri e Times New Roman, também dificultam a leitura da IA. Então o interessante é sempre você utilizar estas fontes estando em tamanho de 10 a 12  e em formato Word. Quanto mais comum as fontes e tamanhos utilizados, mais sucesso você terá!

Por outro lado, caso você seja da área de Mídia Social, Designer ou Comunicação Social, você pode sim confeccionar um currículo criativo, no caso de entregar pessoalmente ou por e-mail para o recrutador. Agora, se for se candidatar para as vagas nas plataformas, fuja desse currículo!


Também é interessante você ter um portfólio de trabalho já executado nesta área e encaminhar por e-mail para o profissional de RH, assim ele irá conhecer mais sobre seu posicionamento profissional.


Buscar trabalho é um trabalho, então capriche e personalize o seu currículo para as vagas e empresas as quais se candidata, tenha certeza que este tempo investido na personalização do CV irá render ótimos frutos para você!


Caso você tenha feito esse movimento e mesmo assim não está obtendo resultado nas vagas que vem se candidatando, sugiro que busque um profissional capacitado com experiência na área de RH para ajudar a você a elaborar seu currículo de forma assertiva.

Quer saber mais em como posso ajudar você nesta questão? É só clicar aqui Programa de Confecção de Currículo e Linkedin.


Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado milhares de profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional.

380 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page