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O que colocar no título do LinkedIn para ser alvo das buscas dos Recrutadores?

Atualizado: 12 de abr.

Quando falamos sobre título do perfil no LinkedIn, temos que pensar mais além, perceber que a headline é um dos espaços mais importantes no seu LinkedIn.


É o seu título que vai te nomear na rede, dirá quem você é, o que você faz, vai demonstrar seu posicionamento profissional, de como você deseja ser notado pelo olhar do outro, de como suas conexões, recrutadores e gestores das vagas, irão encontrar você pelos mecanismos de buscas na plataforma.


LinkedIn


A headline ou título é também uma das etapas fundamentais para atrair seu público alvo no LinkedIn de acordo com a estratégia que você constrói e para obter os resultados que deseja.


Para algumas pessoas, é enorme o desafio de escrever um excelente título, muitos acham que podem estar se vendendo demais, como grande heróis, outros, não se valorizam e se sentem diminuídos com seus títulos, e também tem os que desperdiçam esse precioso espaço com palavras que lhe prejudicam nos mecanismos de busca.


Mas felizmente, existem dicas e boas práticas com o objetivo de orientar você que ainda se sente inseguro nessa construção.


Neste artigo, além de entender o que é o título do perfil do linkedin e de como fazer um título de resultados, você também terá acesso a exemplos e modelos que realmente irão fazer diferença nos mecanismos de buscas.


E como eu aprendi isso? Há anos tenho estudado o LinkedIn, com o objetivo de deixar meus assessorados no topo das pesquisas dos headhunters e recrutadores que realizam a "caça" dos profissionais no LinkedIn.


Também pela escuta diária de diversos profissionais de distintos segmentos que investem no aperfeiçoamento profissional através dos Programa Ajuste de Currículo e LinkedIn e Programa Recolocação Profissional. Utilizo também a escuta ativa, que é fundamental para entender como o mercado está nomeando as nomenclaturas de cada segmento e área de atuação na atualidade.


Quer saber mais? Então leia até o final e confira tudo, para sair na frente assim como meus assessorados! :)



LinkedIn

O objetivo do título no LinkedIn é de chamar a atenção do público para que ele seja direcionado ao seu perfil e perceba seu posicionamento profissional na rede. Portanto, se seu título ou headline não for bem formulado, não importa o quão bom seja o seu perfil, é bem provável que você não terá uma boa conversão de recrutadores, gestores de vagas e público alvo realizando visitas no seu perfil do LinkedIn.


O que você vai aprender neste artigo?


O que é o título ou headline do linkedin?


Headlines são títulos ou chamadas, no seu perfil do LinkedIn aparece logo abaixo do nome e é uma das primeiras coisas que os visitantes leem sobre você. Será sua "manchete", seu "slogan profissional" de como você se define profissionalmente, de como deseja ser percebido pelo outro e de como você deseja se vender.


Consiste em palavras ou frases curtas e objetivas, com a intenção de mostrar suas principais qualidades e especialidade, o que você faz profissionalmente, onde trabalha e o que você executa. Trata-se de uma breve descrição sobre você, podendo modificar de acordo com a sua atuação, segmento ou área no mercado de trabalho e carreira profissional.


LinkedIn - Perfil

Seu título no LinkedIn, além de ficar visível na parte superior de sua página do perfil, também fica notório em suas postagens do feed de notícias. É exibido na seção Pessoas que você pode conhecer, entre outros locais onde você ficará aparente na rede. A headline no LinkedIn é fundamental para causar uma impressão positiva e explicar exatamente o que você fornece para o mundo corporativo.


Também, pensando no sistema de busca da plataforma pelos algoritmos, será o local mais importante para você colocar as palavras-chave, o que irá te auxiliar nos processos de busca do seu perfil pelos recrutadores. Portanto, você deverá ser muito assertivo na escolha das palavras que irá colocar neste local!


Porque o título do linkedin é uma das coisas mais importantes no meu perfil?


O título é um dos campos mais importantes no seu perfil, pois além de ser sua "manchete", deve retratá-lo como um profissional de confiabilidade que passa autoridade e confiança na sua marca profissional.


Sabe aquele ditado: A primeira impressão é a que fica! Por isso você precisa ser cuidadoso, uma vez que será as palavras mais visualizadas em seu perfil! Seu título irá aparecer em cada publicação, comentário e ou compartilhamento na rede, logo abaixo de seu nome e foto.


Estatísticas comprovam que a maioria das pessoas são influenciadas pela sua "manchete" na hora de decidir se acessa ou não um post. Não importa o nível de qualidade do seu texto. Se ele tiver um título ruim, ele não será clicado!


Também o título é muito importante, por conter palavras-chave que o ajudarão a parecer mais alto nas pesquisas da plataforma, o que te auxiliará a ser encontrado pelo seu público alvo, mediante o seu objetivo no LinkedIn.


Os recrutadores possuem uma plataforma própria no Linkedin para realizar a busca de profissionais, o nome da plataforma é Recruiter. Esta plataforma funciona como as pesquisas do Google, onde você insere palavras-chave e sai o resultado das buscas.


No LinkedIn é o mesmo método, de acordo com a as palavras-chave inseridas pelos recrutadores, sairá uma lista dos profissionais mais bem posicionados no ranking da procura. Por isso que você tem que ser muito mas muito assertivo!


O que colocar no título do LinkedIn?


Seu objetivo é fazer um título assertivo para que as pessoas, ao lerem, se interessem e compreendam o profissional qualificado que voce é dentro de sua especificidade e atuação.


Pense em como o seu público alvo te percebe, quais são as palavras que o recrutador ou seu futuro líder buscam no mercado atual por você. O ideal é resumir bem quais são suas metas profissionais e como você se define no mercado de trabalho, sendo o mais simples possível.


Se questione: como é o título do cargo daquela vaga que você tanto almeja e que possui todos seus requisitos? Como sua área vem se posicionando no mercado em relação aos cargos? Como seus concorrentes, as pessoas que atuam na mesma área e segmento estão se nominando?


Separei alguns pontos importantes para você colocar no seu título de acordo com a sua especificidade, lembre de deixar o seu título o mais claro, objetivo e leve possível, para manter a relevância do seu perfil.

1. Cargo atual


Imprescindível! Você deve colocar o seu cargo atual no título do LinkedIn, mas aqui você deve prestar atenção, não deverá necessariamente colocar o que está na sua carteira de trabalho, mas sim de como o mercado está nomeando atualmente.


Hoje, com a dinâmica do mercado onde as empresas se modificam a todo o momento frente às inovações e soluções, os nomes dos cargos também se adaptam e trazem transformações nestes novos cenários das organizações. Ao colocar seu cargo no título do LinkedIn, considere a possibilidade de ele não ser mais o mesmo daqui a alguns meses ou anos.


Quando estamos há muito tempo em uma empresa e vivendo demasiadamente a cultura daquela organização, esquecemos de perceber o mercado atual, e não sabemos como os cargos atualmente estão sendo nomeados pelo mercado global. Um Consultor de Recolocação Profissional, pode te ajudar neste momento, pois ele está atento ao mercado de trabalho e saberá os termos atuais.


Mas calma aí!!! Neste artigo, vou mostrar como eu realizo uma das formas de pesquisar o título para os meus clientes ;)


2. Área de atuação


No LinkedIn, quanto mais específico você for no seu ramo de atuação, mais objetivo se tornará e mais fácil será para o seu público alvo te encontrar. Caso você seja mais especialista na sua atuação, a área não será necessário colocar, uma vez que ao invés de ser específico poderá te deixar generalista nos mecanismos de buscas, dificultando seu nicho de te achar. Então você precisa avaliar o que é melhor para o seu caso.


Complicado? Vou especificar melhor isso para você.


Vamos para esse caso: Profissional que atua na área de Recursos Humanos, no subsistema de Recrutamento & Seleção, sendo Recrutadora e/ou Analista de Recursos Humanos Pleno.

Se colocar no título Recursos Humanos, vou estar sendo muito abrangente, já colocando Recrutamento & Seleção, ajudarei meu público a entender que dentro da área de Recursos Humanos sou especialista em tal segmento, o que facilita ao meu público alvo me encontrar.

Ex: Recrutadora I Analista de Recrutamento & Seleção I Recursos Humanos

Posso ser ainda mais específica e colocar o nível de hierarquia que me encontro, como no próximo item.


3. Nível de Conhecimento


Você pode ser ainda mais específico e colocar o nível de hierarquia que hoje se encontra mediante seu nível de conhecimentos, sendo: Júnior, Pleno, Sênior.


No exemplo anterior poderia colocar: Recrutador I Analista de Recrutamento & Seleção Pleno I Recursos Humanos


4. Local onde você trabalha


Se você gosta de atuar na empresa onde está e sabe que a organização possui uma boa reputação no mercado de trabalho, bem como a empresa valoriza você como profissional e valida suas competências. Você pode ser um "employer advocacy", isto é, divulgar o nome da empresa no título do seu perfil do LinkedIn, fazendo isso estará promovendo e compartilhando positivamente o reconhecimento da marca da empresa e ao mesmo tempo, valorizando a sua identidade como profissional.


Exemplo: Analista de Recrutamento e Seleção Pleno na Empresa S/A.


5. Palavras-chave


As palavras-chave no LinkedIn ajudam os recrutadores e outros usuários a encontrarem você mais facilmente pelos mecanismos de busca da própria plataforma, como também em buscas externas como o Google. Os ítens 1,2,3 e 4 acima levantados neste artigo, já se tornam palavras-chave, uma vez que são as palavras que o seu público alvo irá procurar por você.


Antes de tudo você precisa ter foco ao escolher palavras-chave que definam o seu perfil como profissional, você deve ir além e ser mais estratégico, colocando também atividades que são específicas e que te tragam expertise no mercado. Pense fora da caixa! Trago algumas ideias para clarificar:


Você é Gerente de Projeto e possui a Certificação PMP que é algo muito importante na sua área. Você pode colocar PMP no seu título além do Cargo.


Você é Gerente Comercial e lidera equipes internacionais, qual a abrangência de sua atuação? Se for America Latina por exemplo, você pode colocar Gerente Comercial LATAM.


Sempre dê preferência por termos mais amplos e comuns, do qual você escuta mais no seu nicho de atuação e de como seus concorrentes têm utilizado os termos.


O que não colocar no título do LinkedIn?


Da mesma forma que você precisa ser assertivo no LinkedIn, você também deve evitar erros que podem comprometer o alcance e relevância do seu perfil. Saiba o que não colocar no seu perfil:


1. Cargos Defasados


Muitas pessoas acreditam que devem colocar o que está escrito na sua carteira de trabalho de acordo com a especificação da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, porém o LinkedIn é global e atuamos com nomenclaturas que contemplam a abrangência que o mercado denomina no momento atual.


Como falado anteriormente o mercado de trabalho muda constantemente, e se hoje seu cargo era conhecido como Analista de Recrutamento & Seleção, amanhã pode ser chamado de Recruiter ou Recrutador - nomenclaturas que não encontramos na CBO, mas comum em todos os países do mundo.


2. Título longo


O título do LinkedIn permite a inclusão de até 220 caracteres, no entanto se você usar todos eles poderá deixar o seu perfil um tanto poluído, principalmente se você acessar pelo celular.


Por tanto, é interessante você ser claro, objetivo e preciso, lembre-se que você deve ser estratégico e com foco nas palavras do seu público alvo, então opte pelo simples. Menos é mais! ;)


Com os meus clientes, tenho seguido a premissa dos estudos realizados referente a título otimizados em SEO, onde se preconizam que devemos seguir duas regras simples: o número de palavras e o número de caracteres. Especialistas sugerem títulos otimizados entre 8 e 18 palavras, e para melhor visualização em páginas de busca, um título deve conter entre 55 e 67 caracteres.


Vejo que tem dado fortes resultados na consultoria!! :)


3. Abreviações desconhecidas


Outro erro comum que verifico em muitos perfis do LinkedIn é o uso de inúmeras abreviações e siglas que a maioria das pessoas desconhece. Dê preferência para palavras de conhecimento geral e que o mercado utiliza constantemente.


4. Mentir no Título


Você já deve ter percebido alguns títulos indelicados, arrogantes e amadores no LinkedIn, e isso se dá por nomearem o que desejam ser ao invés do que realmente estes profissionais são. Cuidado, pois isso pode ser um "tremendo tiro no pé" em sua carreira!


5. Falta de autoconhecimento profissional


Jamais coloque Gerente, Assistente, Analista – todos os níveis profissionais no título, isso só demonstra que você não tem posicionamento profissional e que aceita qualquer coisa, ou pior, que não sabe qual de fato é seu nível de atuação e de experiência profissional.


Coloco no título do LinkedIn que estou desempregado?


Você não estará sendo assertivo ao escrever no seu título disponível, buscando emprego, em transição de carreira ou em busca de recolocação profissional,você apenas está desperdiçando um espaço riquíssimo para um melhor posicionamento profissional a respeito do que deseja para sua carreira.


O Recrutador, ao procurar por você nas pesquisas da plataforma, não está preocupado se você está fora ou dentro do mercado, ele está preocupado em achar o candidato ideal para os requisitos da vaga que está trabalhando.


O recrutador irá colocar palavras-chave de acordo com os requisitos da vaga, isto é; o cargo, setor, área de atuação e demais palavras conforme descrito acima deste artigo em O que colocar no título do LinkedIn.


Deseja saber mais? Confira o post no feed do LinkedIn sobre os 3 motivos para você NÃO colocar em seu perfil Disponível, Buscando Emprego e Em busca de Recolocação (Clique aqui para ver a publicação).


Como fazer uma pesquisa de palavras-chave e ter o título do LinkedIn assertivo?


Vou passar aqui, todo o passo a passo de como realizo a busca de título para os meus clientes do Programa Recolocação Profissional e Programa Ajuste de Currículo e Linkedin:


  1. Vá para o topo do LinkedIn no campo de realizar Pesquisas;

  2. Faça uma busca dos colegas que possuem o mesmo cargo que você;

  3. Após vá para Pesquisar na plataforma e, no Filtro, assinale apenas as conexões de 1º grau e o setor de atuação;

  4. Observe como se posicionam os colegas e conexões que atuam na mesma área que você.

Analise e reflita sobre quais são os títulos que eles mais utilizam. Questione o que agrada nestes títulos e o que desagrada você.


Após, faça uma pesquisa da concorrência para verificar a tendência do mercado.

  1. Vá para o topo do LinkedIn no campo de realizar Pesquisas;

  2. Coloque os filtros de 2º e 3º conexão e o setor;

Analise e reflita sobre quais denominações o mercado está utilizando, e perceba o que mais aderente está na sua atuação atual.

Com essa pesquisa, avalie qual será o melhor posicionamento para você ter na sua headline de acordo com os seus objetivos e que você deseja na plataforma.


Como inserir e editar o Título no Linkedin?


No momento em que você criar seu perfil na plataforma, é sugerido para você adicionar um cargo novo ou atual ao seu perfil, assim já estará inserindo seu Título, posteriormente você poderá editar e modificar o mesmo a qualquer hora. E como fazer isso?


No computador:

  1. Clique no ícone Eu no topo da página inicial do LinkedIn.

  2. Clique em Visualizar perfil.

  3. Clique no ícone Editar no cartão de apresentação - figura de um lápis.

  4. Na janela pop-up de introdução editar, faça suas alterações no campo Título.

  5. Clique em Salvar.


LinkedIn Perfil

LinkedIn Perfil

LinkedIn



Chegou a hora de você criar seu título do LinkedIn!


Se você leu todo o artigo que fiz especialmente para você, já sabe como fazer um título que ressoe com seu posicionamento profissional e que atraia recrutadores, gestores das vagas e seu público alvo para o seu perfil!


Não tenha medo de inovar, e realizar pesquisas dos títulos de seus colegas e concorrentes, para ser mais assertivo e estar no topo de buscas do LinkedIn. Não esqueça de atualizar o seu título mediante as mudanças de seu segmento no cenário do mercado atual.


Estou sempre aprimorando meus conhecimentos e estudando muito sobre o mercado e as tendências. Você ao interagir comigo nas postagens me motiva para fazer e trazer o meu melhor.


Portanto, se gostou deste conteúdo, não deixe de interagir comigo, comentando, compartilhando e dando like neste artigo!


Você além de me ajudar, ajudará outras pessoas e ajudará a você mesmo!


Tudo está interligado! :)



Logo Karine Mueller


Como Consultora de Carreira, tenho ajudado milhares de profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional e devolva o brilho no olho para sua carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 15 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


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