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Como tornar seu resumo "sobre"​ do LinkedIn atrativo para os recrutadores?

Atualizado: 9 de abr.

Em meus atendimentos com diversos profissionais de distintos segmentos de atuação, nos Programas Recolocação Profissional e Currículo e LinkedIn é o "sobre" que identifico que os clientes possuem mais dificuldade de escrever. Afinal, não é nada fácil escrever sobre nós de uma forma que nos valorize como profissionais e que ao mesmo tempo não demonstre soberba e ou desqualifique toda nossa jornada de carreira, ao mesmo tempo que temos que ter em nossa escrita uma comunicação clara e assertiva em relação ao público alvo que queremos atingir.


O resumo, campo do "sobre" no LinkedIn é o seu segundo cartão de visitas após o título do LinkedIn, e é através dele que você demonstra quem você é como profissional e a imagem que deseja passar para seu público alvo de acordo com o seu objetivo na rede, seja para se colocar em valor ao mercado na busca de um emprego, ser reconhecido pela venda de produtos ou serviços e entre outras diversas oportunidades que a plataforma oferece.



Resumo do LinkedIn
Resumo do LinkedIn



No resumo também precisamos estar atento para saber usar as palavras certas para tornar o seu "sobre" mais atrativo que os demais, inclusive com palavras-chave que ajudam no ranqueamento das pessoas que buscam pelo seu perfil.

Pensando em facilitar a sua escrita do "sobre" no LinkedIn que escrevi este artigo. Segue as perguntas mais comuns que identifiquei em relação ao resumo, bem como, do que você vai aprender neste artigo:



1. O que é o resumo do linkedin?


Antigamente denominado como resumo e hoje mais conhecido como o "sobre" do seu perfil no LinkedIn, este espaço tem por denominar o resumo do profissional que você é, o que faz e principalmente de sua proposta de valor, o que te diferencia dos demais profissionais, mediante suas habilidades e competências profissionais.


Deverá ser uma exposição sintetizada sobre você, que aborda brevemente suas características profissionais com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre o que realizou em sua trajetória profissional e do que deseja em sua carreira para o futuro, ao mesmo tempo que encante seu público alvo, sendo esse um cliente, recrutador, gestor da vaga, empresas e entre outros.


Acredito que o mais importe no "sobre" deva ser sua proposta de valor, isto é quais as vantagens que você enquanto profissional oferece ao seu segmento de atuação no mercado, quais os diferenciais que você possui em relação aos seus concorrentes, sua proposta de valor vai determinar os motivos pelos quais os recrutadores e ou clientes escolham você ao invés de outra pessoa.


Por isso que se torna tão importante uma consultoria de carreira com foco em marca profissional, pois é através de diversas técnicas, ferramentas e escuta psicológica que conseguimos entender qual a proposta de valor que você possui e de como entrega a mesma para o público e ou líder que deseja o seu serviço, seja você profissional ou empreendedor.


2. Onde fica o resumo do LinkedIn?


O resumo do LinkedIn fica logo abaixo dos "Destaques" no seu perfil, mais conhecido como "sobre".


Para escrever o seu resumo, acesse o seu perfil no LinkedIn e toque em “Adicionar seção do perfil”. Em seguida, clique em “Sobre”. Uma caixa de texto se abrirá para que você comece a escrever.


3. Quantos caracteres posso dedicar ao Resumo?


O LinkedIn possibilita escrever até 2.600 caracteres, no entanto lembre que um texto muito longo não irá chamar a atenção de seu público. Atualmente, mediante a diversos estímulos tecnológicos, nossa leitura nas redes sociais se tornou dinâmica, e isso faz com que precisamos captar o máximo de atenção do nosso público alvo. Quando o texto é muito extenso, por vezes não chegamos até o final.


Os visitantes do seu perfil no LinkedIn têm pouco tempo para passar a analisar o seu perfil. O que acontece é que quando um potencial cliente e/ou recrutador visita o seu perfil no LinkedIn, leva apenas alguns segundos para descobrir se querem saber mais sobre você ou não.


Portanto, seja claro e assertivo, acredito que até 1500 caracteres é o ideal para você demonstrar suas capacidades e habilidades profissionais. Lembre-se que menos é mais!


4. O que é mais importante no resumo no LinkedIn?


Quando visitamos o perfil de qualquer profissional no LinkedIn são as três primeiras linhas que ficam visíveis, e é nestas linhas que também precisamos colocar as palavras-chave, ser claro, conciso e ao mesmo tempo chamar a atenção do público alvo para posteriormente ele clicar em "ver mais".


Portanto, essas primeiras três linhas (300 caracteres) serão a chave do sucesso para o seu resumo, e ele deverá falar claramente quem você é e da expressividade que deseja passar de seu contexto profissional, bem como do objetivo que demonstra o porquê de você estar na plataforma.


Então lembre-se que são essas três linhas que irão impactar ao seu leitor querer saber ou não mais sobre você!


5. Qual a diferença entre o resumo do Currículo e LinkedIn?


Toda! O currículo deve ser visto como um documento técnico, por ser um documento que escrevemos em terceira pessoa, bem como não colocamos habilidades e competências profissionais, uma vez que quem irá avaliar isso será o recrutador no momento da entrevista.


Já o LinkedIn é uma plataforma social com o intuito de gerar novas conexões para a partir do networking gerar novas oportunidades, sendo assim o interessante é escrever em primeira pessoa, para gerar maior conexão com o seu público alvo, uma vez que escrito em terceira pessoa, parece que é outra pessoa que está falando sobre você e não você mesmo. Então, não está totalmente errado escrever em terceira pessoa, no entanto você será mais assertivo escrevendo em primeira pessoa.


No "sobre" do LinkedIn, você poderá colocar suas paixões, hobbies, competências e habilidades comportamentais, uma vez que dentro da plataforma a interação com o público permite que os outros sugerem se você possui ou não tais competências. Isso ocorre quando suas conexões recomendam as competências, deixam depoimentos para você e entre outras interações na rede.


6. Como escrever o resumo do LinkedIn?


Tudo começa com o autoconhecimento que você possui sobre si e de sua carreira, bem como da estratégia que deseja com a plataforma, visto a visibilidade que deseja passar para os outros.


Para tanto, perceba qual o seu objetivo a curto, médio e longo prazo de carreira:


Ampliar seu networking?

Desenvolver benchmarking com outras empresas?

Está em processo de transição de carreira?

Ser captado pelos recrutadores e gestores das vagas?

Se colocar em valor para que sua empresa perceba?

Conseguir um novo emprego?

Atrair mais clientes na venda de um produto ou serviço?

Após identificar sua estratégia, é hora definir qual é seu público-alvo, seja um recrutador e/ou gestor da vaga, parceiro de negócios, novos clientes, leitores.


Em seguida, com seu objetivo traçado é hora de escrever seu "sobre" do perfil. Determine o que você deseja comunicar, algumas dicas podem te ajudar na elaboração para seu resumo se tornar mais claro, conciso e assertivo:


  1. Procure escrever no máximo 6 parágrafos, sempre dando um espaço entre os parágrafos para uma melhor experiência de leitura do seu público alvo.

  2. Em cada parágrafo se atente em formá-los em até 3 linhas, para tornar seu texto mais legível utilizando frases curtas e de impacto.

  3. Comece pelo primeiro parágrafo nomeando seu cargo atual, da especialidade de sua área de atuação, da expressividade das empresas que atuou, se eram de pequeno ou grande porte, nacionais ou multinacionais e do tempo de carreira.

  4. Nos demais parágrafos atente para contar o que mais te denomina enquanto profissional de sua especialidade, com projetos e resultados que obteve em seu percurso profissional.

  5. Também nos demais parágrafos pode abordar as suas paixões, hobbies, competências e habilidades profissionais, técnicas e pessoais.

  6. Pode finalizar com uma frase que te denomina seu objetivo com a rede, ex:


"Não basta ter coragem, é preciso investir em quem somos, e procurar fazer a diferença, para tanto será um prazer expandir minhas conexões, compartilhar e somar conhecimentos, aguardo seu contato para desenvolvermos um networking preciso!''.


Finalize seu "sobre" com sua assinatura, colocando seu nome, e-mail e telefone.


Esse é o formato para seu resumo, porém muitas coisas podem e devem ser analisadas no momento de você escrever seu "sobre" e para te ajudar ainda mais nessa tarefa, deixo mais algumas sugestões preciosas:


Seu resumo precisa gerar impacto e engajamento ao mesmo tempo que passe confiança e empatia ao seu público.


Para gerar engajamento, disponibilize seus dados de contato. Pode também finalizar com uma chamada de ação. Como no exemplo dado anteriormente: "Não basta ter coragem, é preciso investir em quem somos, e procurar fazer a diferença, para tanto será um prazer expandir minhas conexões, compartilhar e somar conhecimentos, aguardo seu contato!''.


Para gerar impacto, fale sobre o que você ama, sua proposta de valor - mostre sua paixão pela área que atua, isso revelará também um pouco mais sobre a sua personalidade, e sobre o que torna você diferente de outros profissionais.


Para gerar empatia, seja autêntico mas de forma real, não como alguém extravagante e ou denotando um super herói, seja você mesmo, em sua essência! Isso passa confiança para o seu público e demonstra o interesse dele em querer saber mais sobre você.


Você pode ir além, pode colocar os resultados que obteve em sua carreira, bem como de algumas especialidades técnicas que só sua área de atuação exige, neste caso os hard skills, como softwares ou programas específicos de sua área, além de lembrar que estas são importantes palavras-chaves.


Conte sobre sua trajetória de maneira que destaque seus resultados, aprendizados, principais projetos, conquistas, habilidades diferenciais e interesses, sem esquecer de mencionar o que você fez para atingir seus objetivos.


Caso você seja empreendedor e esteja vendendo produtos ou serviços, deverá incentivar uma ação ao seu público alvo convidando a acessar um blog ou site pessoal no qual contenha mais detalhado sua proposta de valor.


Você pode também utilizar emojis para acrescentar um toque descontraído e visual ao seu texto, principalmente se atua na venda de produtos e serviços.


E o mais importante, lembre-se que seu resumo precisa conter sua marca pessoal, sua identidade, o que te diferencia dos demais contendo sua proposta de valor, mencionando em que e com quais ações você pode ajudar pessoas e empresas.


7. Como colocar as palavras-chave no Resumo do LinkedIn?


As palavras - chave ajuda o SEO (Search Engine Optimization) da própria plataforma do LinkedIn, Google, entre outros mecanismos de buscas a tornarem você mais visível e ranqueado pelo seu público chave.


Para isso utilize as palavras - chave que você entende que faz sentido para a sua área de atuação ou seu negócio. Você se lembra do seu objetivo e estratégia no Linkedin? E qual o seu público alvo?


Pensando nestas duas questões faça uma lista de 6 palavras-chave que você acredita que seu público-alvo utilizaria para encontrar você.


Ex: Está procurando emprego e é Gerente de Planejamento?


Suas palavras chaves poderiam ser:


Engenheiro Civil | Gerente de Planejamento | Controle de Obras | Gerenciamento de Contrato | Certificação PMP | Obras Pesadas


8. O que não colocar no resumo do Linkedin?


Jamais coloque “estou em busca de recolocação profissional”, além de aparentar um certo desespero, isso não irá te ajudar a se valorizar na rede. Afinal, os recrutadores não estão interessados se você está dentro ou fora do mercado de trabalho, eles estão preocupados em achar o perfil certo para sua vaga, ele está preocupado se você possui as habilidades e competências técnicas e profissionais que desejam.


Já vi alguns resumos com palavras-chave (keywords) no final, isso não é bacana, além de não ser muito interessante. Você deverá colocar as palavras-chave ao longo do seu texto, de forma estruturada e repetitiva ao longo do perfil do LinkedIn nas diversas seções que a plataforma sugere, como: Título, Cargos, Experiências e Competências.


Não esqueça disso!


Sempre atualize o seu "sobre"! Mudamos ao longo do tempo, nos atualizamos e desenvolvemos novas competências, bem como o mercado muda constantemente e algumas habilidades técnicas que antes eram exigidas hoje não são mais necessárias, da mesma forma as palavras-chave do seu segmento de atuação também se modificam. Então esteja perceptivo às mudanças do mercado assim como o "sobre" do seu perfil!

Leia e releia e identifique se possui erros ortográficos ou de gramática. Você pode pedir ajuda de um terceiro para identificar isso, pode parecer óbvio, mas… se fosse óbvio não veríamos diversos erros ortográficos na rede : )


E agora conte para mim se eu te ajudei!


Lembre-se que seu comentário me inspira a escrever conteúdos relevantes e interessantes para você.


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Então não deixe de me ajudar com seu comentário ou compartilhando para que outras pessoas possam se beneficiar de informações seguras!


Estamos juntos!!



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Quem sou?


Como Consultora de Carreira, tenho ajudado +1.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 8 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional e devolva o brilho no olho para sua carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


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Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


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