top of page

Como responder a pergunta: Por que você foi demitido?

Atualizado: 12 de abr.

Essa pergunta é a que gera mais desconforto e insegurança aos meus assessorados, ainda mais quando nem eles sabem ao certo qual foi o motivo da demissão visto a empresa e o gestor não deixarem claro.


Caso você tenha sido demitido, o primeiro passo é se desintoxicar do sentimento de que não fez o melhor ou que você não era o melhor por ter sido demitido. Uma demissão gera muita culpa,  injustiça, medo e raiva. Caso esteja se sentindo assim, não carregue estes sentimentos para o processo seletivo, pois de alguma forma eles irão aparece em sua fala.


O melhor método para essa pergunta, é entender que SIM você fez o melhor que podia naquele momento e naquela situação. 


Caso esteja muito nebuloso e você não consiga entender o motivo, ou fica “cavocando”  milhares de explicações que só geram angustia, o melhor neste momento é buscar a ajuda de um Psicólogo especializado em carreira.  Pois só através do olhar do outro que você conseguirá se libertar destes sentimentos que te fazem ficar aprisionados nesta experiência da demissão. Sozinho ficará alimentando mais “fantasmas” e nutrindo sentimentos angustiantes.


E reforço, pois vejo isto diariamente = muito dos casos das pessoas não passarem nos processos seletivos, é justamente porque carregam estes sentimentos sabotadores nas entrevistas.


Porém, se você está tranquilo com a sua demissão, a continuidade deste artigo poderá te clarear nas respostas.


Mas o que realmente o entrevistador quer saber com esta pergunta?


Além das circunstâncias de sua demissão, o entrevistador estará percebendo de como você lida com a adversidade.


Mas na verdade...


O que realmente eles querem saber é, se você não foi demitido por algum mau comportamento  ou por alguma competência comportamental ou técnica que deixou a desejar.

E como eu devo responder a esta pergunta?


A melhor estratégia é manter sua resposta curta e objetiva.


Não há necessidade de dar uma explicação longa ou com muitos detalhes sobre o que aconteceu. O melhor aqui, é não dar espaço para o recrutador ficar pensando o que não deve ou não é. Não deixar ele com uma “pulga atrás da orelha”, entende?


É melhor declarar o motivo VERDADEIRO, pois sabemos quando o entrevistado está mentindo. Porém, seja claro, pontual e breve. Em seguida, tente levar a conversa para outro tópico.


Se você cair na armadilha de mentir sobre sua demissão, saiba que hoje é muito usual os recrutadores pedirem referências dos empregos anteriores para saber mais sobre você. E então, isso pode “queimar” sua imagem profissional, ainda mais quando o seu ramo de atuação é específico e muitos te conhecem. Além de ficar mais distante da oportunidade que tanto almeja.


Sendo assim, você precisará adaptar sua resposta para se adequar às suas próprias circunstâncias, de modo que você mesmo não se prejudique nas respostas.

Para você se adaptar a melhor resposta, selecionei algumas dicas que possam te auxiliar:

Pratique sua resposta, escreva ela, após leia em voz alta, veja se você se sente confortável quando explana a situação para você mesmo diante de um espelho.


Como falado acima, mantenha seu discurso breve e pontual. Você quer ser sincero e honesto com sua resposta, mas não há necessidade de insistir no assunto. Pessoas que acabam se explicando demais o porque dos fatos, é que de alguma forma ou outra estão tentando justificar para si mesmas. Então não se justifique!


Se foi por um mau comportamento ou uma competência na qual necessita trabalhar, seja sincero e reforce como está trabalhando, como já está desenvolvendo estas competências.


E o que você deve evitar ao responder esta pergunta?


Jamais fale: ‘Boa pergunta, até hoje não sei porque me demitiram”- isso só mostra falta de percepção e posicionamento estratégico.


Evite usar a palavra “demissão”. Fale de sua demissão sem necessariamente precisar utilizar a palavra. Ex: “Acabei saindo da empresa devido ao corte que teve no setor, a empresa resolver extinguir o setor de...”


“Foi uma questão de desmotivação da minha parte, pois já estava há mais de 4 anos atuando no mesmo cargo, e não via a empresa dando oportunidades para as pessoas que ali trabalhavam internamente, então já estava nítido para o meu gestor a minha desmotivação, conversamos e entramos em um acordo que seria melhor para ambos.”


Perceba, você não necessariamente  joga a decisão para a empresa, mas sim que você estava no controle da situação – essa é a melhor resposta. Você não está mentindo mas omitindo os fatos para que você consiga esta nova oportunidade.


Jamais fale mau da empresa, do seu ex chefe ou da organização! Isso é ficar no negativo, é passar uma impressão de que se algo não sair de acordo com o que gostaria neste cargo você poderá futuramente falar mau da empresa na qual concorre a vaga. 


Escrevi um e-book gratuito que irá te ajudar nesta e em outras perguntas em seu processo seletivo, clica aqui coloque seu melhor e-mail e garanta este material preparado com muito carinho para te auxiliar.


Está muito difícil para formular uma resposta que te fortifique enquanto profissional e candidato? Saiba que você não está sozinho e que profissionais - Psicólogos especializados na área de carreira possam te auxiliar nesta questão.



Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado milhares de profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional e devolva o brilho no olho para sua carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 15 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(51) 99878-9861 (Whats)

349 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page