top of page

Como responder a pergunta clássica: Qual é a sua maior fraqueza? Quais seus pontos a desenvolver?

Atualizado: 12 de abr.

Esta questão frequentemente aparece nos processos seletivos, e é uma das que mais geram incomodo por parte dos candidatos, visto que por vezes muitos não sabem o que responder. 


Mas o que o recrutador verdadeiramente deseja saber, quando ele faz essa pergunta?


Além de investigar sobre seu autoconhecimento profissional e de sua competências. O entrevistador deseja conhecer mais sobre você, das coisas que você necessita desenvolver e se estas características podem ser ou não impactantes para o trabalho a ser desenvolvido na organização para o qual você está concorrendo.


No Programa Recolocação Pessoal - saiba mais clicando aqui - onde auxilio as pessoas a retornarem ao mercado de trabalho, utilizo a ferramenta na Análise SWOT, onde identificamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esta ferramenta torna-se muito válida para o processo do autoconhecimento e auxilia na preparação das entrevistas, principalmente diante das perguntas abertas de competências.

Para melhor responder a esta pergunta é interessante você analisar as principais habilidades e pontos fortes necessários para a posição para a qual você está concorrendo, em seguida, discorrer sobre algo que realmente você necessita desenvolver mas que não tenha muito impacto para o cargo.


Sempre comece falando de seus pontos fortes, depois faça um contrapondo com os pontos a desenvolver e em seguida já pontue ao recrutador, como você está desenvolvendo tais pontos fracos?


Sempre termine com a solução e de como está desenvolvendo nesta questão, pois isso mostra ao recrutador que você está comprometido com o autodesenvolvimento.


Deixo algumas dicas para melhor se preparar para esta resposta:


*Prepare uma resposta, se observe e faça sua autoanálise dos contextos e situações por qual passou nas empresas anteriores e anote o que deveria melhorar enquanto competência profissional. 


*Seja honesto. É importante que sua resposta seja autêntica e adaptada às suas próprias circunstâncias. 


*Transforme uma competência negativa em positivo. Enquadre sua resposta de maneira positiva, de modo que o que era uma fraqueza virou uma força, pois foi através da fraqueza que você cresceu, aprendeu e evoluiu.


E o que você não deve dizer?


*Fuja de competências “manjadas” que todo mundo fala e que não revela quem você é de fato, ficando na superficialidade. Ex: sou ansioso, nervoso.


*Jamais diga que você não tem fraquezas, ou que é perfeito. Todos nos temos pontos a desenvolver, caso contrario você pode parecer arrogante ou desonesto ao afirmar que você não tem pontos fracos.


Caso seja muito difícil para você ter um posicionamento profissional e discorrer naturalmente sobre esta pergunta, é válido você procurar um Jobhunter, no qual realiza uma simulação de entrevista gravada e depois aponta feedbacks sobre.


Quer saber mais dicas de como responder as perguntas mais utilizadas pelos Recrutadores nos processos seletivos?


Desenvolvi um e-book gratuito para você: 10 Perguntas e Respostas mais utilizadas nos Processos Seletivos para aumentar as chances de sua Recolocação, é só acessar www.karinemueller.com.br e baixar seu arquivo.Tenho certa que o conteúdo irá te auxiliar.


Logo Karine Mueller

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado milhares de profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional e devolva o brilho no olho para sua carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 15 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(51) 99878-9861 (Whats)

665 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page