top of page

Como lidar com a perda do emprego?

Atualizado: 12 de abr.

Muitos clientes me questionam como lidar com a angustia, tristeza, ansiedade, insegurança e medo que a perda do emprego acarreta. E eu sei e já senti exatamente na pele, e só falo isso com grande propriedade pois acredito no pensamento que: “só vamos com o outro até onde fomos com a gente.” 

Recolocação Profissional

Muitos coachees me questionam como lidar com a angustia, tristeza, ansiedade, insegurança e medo que a perda do emprego acarreta. E eu sei e já senti exatamente na pele, e só falo isso com grande propriedade pois acredito no pensamento que: “só vamos com o outro até onde fomos com a gente.” 


Ao passar por esse momento a primeira atitude foi a de:


- REFLETIR sobre a DEMISSÃO! Você pode “acreditar” que não foi o causador de sua demissão, é duro mas vou ter que te falar: você é o responsável pelo que acontece por você.Sim, TUDO O QUE ACONTECE A VOCÊ, de alguma forma você co-criou para acontecer, de alguma maneira você plantou a sementinha, seja pela sua postura, seus comportamentos, suas entregas, seus resultados, nem que seja 1% você tem algo para entender e melhorar, aliás nós não somos e nunca seremos perfeitos! 


A segunda atitude foi:


- Profunda REFLEXÃO o importante é RESSIGNIFICAR com os questionamentos que você se deu conta e o mais importante: VIRAR A PÁGINA (um grito interno e externo para você!!!).


Os coachees ficam... se lamentando “se eu tivesse feito isso e não aquilo”; ficam em uma profunda depressão, “não tenho vontade mais de nada, aquela empresa era o meu referencial”; ficam no vitimismo “não é justo o que aconteceu comigo”; ficam na raiva “eu vou provar para todos daquela empresa o quanto eles estavam errados”; entre outros...


Eu respeito todos esses sentimentos, mas lembre-se da famosa frase de Frank Outlaw:


“Vigie seus PENSAMENTOS, eles tonam-se PALAVRAS. Vigie suas PALAVRAS, elas tonam-se a AÇÕES. Vigie suas AÇÕES, elas torna-se HÁBITOS. Vigie seus HÁBITOS, eles formam seu CARÁTER. Vigie seu CARÁTER, ele se tona seu DESTINO.”


Realmente refletiu? Ressignificou? Viu o que pode mudar nas suas ações e comportamentos?


Ótimo! Agora é hora de VIRAR A PÁGINA.


Agora é hora da terceira atitude:


 Honrar e ter gratidão pelas coisas da qual aprendeu, vivenciou e compartilhou, e viver o AGORA, em sua PRESENÇA e no que você realmente deseja para você, entenda que estar em vigilância e alerta, é estar vivendo no AGORA, no seu instante, no momento presente.


Só quando você está em paz e confia no seu potencial sem atacar o que aconteceu com o seu passado é que você verdadeiramente se abre para o novo, e começa a visualizar que existe uma infinidade de novas possibilidades para você se abrir e buscar. Agradecer ao seu passado é verificar que aquele era apenas um passo para você ainda ser melhor.


O sucesso para sua Recolocação Profissional é você vibrar o melhor de sua versão e para isso você precisa estar conectado com o relacionamento primordial da nossa vida, isto é o relacionamento que você mantém com o AGORA. 


Cabe aqui uma pergunta para você: 


Que tipo de relacionamento eu desejo travar com o momento presente? Pretendo tê-lo como amigo ou inimigo?


A decisão de converter o momento PRESENTE em nosso amigo é ter consciência de sua PRESENÇA NO MOMENTO, isto é não deixar que seus pensamentos expressem uma preocupação com o passado ou com o futuro, pois o medo, a ansiedade, a expectativa o arrependimento, a culpa, raiva, são as disfunções do estado da consciência atado ao tempo, quando você está vivenciando sentimentos do passado e futuro você não vive o MOMENTO PRESENTE, O MOMENTO DO AGORA, e aí meu amigo o tempo passa e você continua preso a um pensamento egóico e aquilo que você mais precisa que é o seu emprego, infelizmente não vem.


Pare e reflita sobre as seguintes perguntas: como você está se relacionando com o seu momento presente? Será que estou tratando o Agora como um simples meio para alcançar um fim? Será que o vejo como um obstáculo? Será que o estou transformando num inimigo?



A solução para todas elas, está dentro de você, se escute, pense e reflita. No instante em que vê que há um distúrbio na sua relação com o Agora, você está presente e essa visão assinala o surgimento da presença. Nesse instante, a disfunção começa a se dissipar, e você começa a ter a CONFIANÇA que necessita, pois você está tonando seu AGORA o seu amigo.


Material extraído do livro: Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência

Autor: Eckhart Tolle


Logo Karine Mueller

Karine Mueller

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira.

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page