top of page

Como escrever a carta de apresentação?

Atualizado: 12 de abr.

Uma carta de apresentação interessante é capaz de aumentar muito as chances de seu currículo ser lido pelos headhunters, pois é um briefing de sua trajetória profissional, ela deverá representar o seu melhor. Além disso, tem a função de ajudar no marketing pessoal, do seu posicionamento profissional, uma vez que mostra resumidamente quem você é.



Carta de Apresentação


A carta de apresentação no Brasil, é utilizada para se apresentar a oportunidade, ela deve ser escrita no corpo do e-mail e nas plataformas digitais no campo destinado para sua apresentação. A finalidade é demonstrar ao recrutador a pessoa qualificada que você é, de sua motivação quanto a empresa e oportunidade.


Já em outros países como os EUA, Canadá e Europa a carta de apresentação tem uma abrangência e finalidade maior - ela se torna como uma autobiografia onde o profissional irá discorrer seus objetivos de carreira alinhados aos seus objetivos profissionais.

Os objetivos da carta de apresentação são:

  • Captar a atenção do recrutador para que ele leia o currículo;

  • Criar empatia e fazer com que gostem de você;

  • Convencer que você pode assumir a vaga.


Não faça uma carta de apresentação só por fazer, utilize o poder de apresentação do seu posicionamento profissional!

Mas como escrever a carta de apresentação?

Separei diversas dicas valiosas para te auxiliar neste processo:

1. Você não precisa anexar a carta de apresentação junto ao seu currículo

Em seu currículo já contém todas as informações de sua carta de apresentação - na parte do resumo das qualificações. Caso você venha a anexar a carta de apresentação, seu currículo ficará muito repetitivo, bem como cansativo, pois como dito anteriormente o resumo das qualificações já é sua carta de apresentação.

2. Onde colocar a carta de apresentação?

Você deverá colocar a carta de apresentação no corpo do e-mail que enviará para o recrutador. Caso você não possua o e-mail do recrutador e esteja se candidatando a algum site, sempre existe nas plataformas uma parte de informações adicionais, e/ou carta de apresentação mesmo, é ali que você deverá inserir.


Jamais mande algum currículo sem uma apresentação prévia sobre o melhor que você possui. Mandar um e-mail apenas anexando seu currículo aumenta as chances de 99% de ele ser descartado e não verificado pelo recrutador.


Se questione: você abriria um e-mail recebido no qual a pessoa não se deu o trabalho nem de dar um bom dia e relatar o que está no anexo do e-mail?


No entanto, aqui devemos ter um cuidado, o interesse não é copiar e colar a mesma carta de apresentação para todos os e-mails e plataformas que você se aplica às vagas, o interessante é enviar sempre algo mais personalizado possível para aquela candidatura.


3. Personalize sua apresentação com os requisitos da vaga


Se você quer se apresentar e chamar a atenção para o currículo, esqueça aquelas fórmulas prontas que não dizem nada e ainda demonstram falta de criatividade.


Ex: Prezados, segue meu perfil para interesse em sua empresa. Aguardo contato”. Se encaminhar só este tipo de coisa, fica muito vazio e vago, o interessante é tentar

PERSONALIZAR AO MÁXIMO do texto de acordo com a vaga da qual foi postada.


Caso tenha conseguido as informações, coloque o nome da pessoa responsável no qual está encaminhando o e-mail - se tiver o nome da pessoa, sempre coloque, pois você estará falando diretamente para o interlocutor e você deve imaginar o poder de já chamar pelo nome da pessoa, isso gera reciprocidade!


Coloque os principais requisitos de acordo com seu conhecimento na área, mostre que você cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Ex: a vaga exige pelo menos três anos de experiência no segmento, inglês fluente e disponibilidade para viagens e você cumpre todos esses requisitos, assim você poderá escrever:


“Prezado X, gostaria de me candidatar a vaga XXXX da sua empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento de X, falo inglês fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”


Enfim, mostre seu interesse e o quanto você está de acordo com o que o recrutador está solicitando nos requisitos da vaga, assim não terá erro de ele não verificar e abrir seu CV, bem como te chamar para saber mais sobre seu perfil.


4. Demonstre como você pode contribuir.


Caso você saiba para qual empresa está se candidatando e o que os mesmos estão desejando com o seu perfil, então não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir para a empresa.


Ex: “Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa ”.


5. Deixe claro que buscou informações.


Sabendo qual a recrutadora que está trabalhando a vaga e tendo em posse o e-mail da mesma, você poderá visualizar a mesma no Linkedin e verificar se ela fez alguma publicação; postou algo referente a empresa na qual trabalha; está em algum grupo e/ou tenha comentado; dado alguma opinião, faça sua investigação pelo recrutador.


Afinal, o recrutador está fazendo uma investigação sobre o seu perfil e você deverá fazer o mesmo com relação a ele, para se aproximar do mesmo.


Então poderá incluir na carta de apresentação alguma coisa que o headhunter tenha dito (sempre com cunho profissional claro!) e encaminhar na ferramenta de mensagem do In, ou um Inmail.


ex: “Diga que você leu o que ela comentou sobre determinado assunto e/ou artigo e que, por isso, tem interesse em trabalhar na empresa.”


Essa dica aumenta em grande chances a possibilidade do recrutador olhar seu perfil, pois quem não gosta de receber uma crítica positiva?


6. Indicação de um amigo, colega, parentes:


Se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho para sua carta de apresentação. Não tenha receio de dizer que foi indicado por “X”.


Ex:“Prezada "X" conversei com “Y” e ele me recomendou falar com você, pois tenho grande interesse em...”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você for indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de olhar seu e-mail e seu currículo.


E então é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.


7. Três parágrafos é o suficiente!


Procure não se alongar muito na sua carta de apresentação, ela deve ser sucinta, breve e deverá mostrar o melhor do seu perfil de acordo com a vaga publicada nas redes sociais.


O importante é você reunir as competências solicitadas na vaga e colocar as mesmas em sua carta de apresentação, estando estas comprovadas posteriormente em seu currículo.


8. Se destaque.


Você deve prender a atenção do recrutador, sendo um diferencial entre os demais.


Ex: “Sou X, Psicóloga, com MBA em Gestão de Pessoas, possuo mais de 15 anos de experiência na área de RH, atuando fortemente em Recrutamento & Seleção e em Treinamento e Desenvolvimento (cite suas principais realizações na área de acordo com o perfil da vaga).”


9. Fale sobre suas experiências profissionais.


Experiências relevantes que tenham a ver com o perfil da vaga solicitado, caso queira citar a empresa na qual trabalhou pode ser uma boa alternativa quando a empresa é uma forte concorrente no mesmo ramo.


Ex: “Minha última experiência foi na multinacional (nome da empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo X na área de X. Entre os principais resultados alcançados destacam-se:....”


10. Uma boa carta de apresentação deve:


Ser objetiva, estar com as palavras-chave que aparecem na descrição da vaga, conter apenas uma página com três parágrafos e destacar os pontos fortes e omitir os fracos do perfil do profissional.


11. Jamais coloque!


Nunca coloque na sua carta de apresentação como no currículo suas características pessoais, ex: determinado, arrojado, persuasivo, comunicativo... O currículo tem o intuito de demonstrar suas habilidades e competências técnicas, bem como dos resultados que você trouxe para as empresas onde trabalhou.


As habilidades e competências pessoais serão avaliadas pelo recrutador no momento da entrevista. Esta é a função do Recrutador, analisar e verificar se seu perfil comportamental/competências está de acordo com a organização, para isso você será chamado para a entrevista posteriormente. Pelo currículo ele jamais irá saber de fato suas características comportamentais, então não se intitule, deixe ele avaliar no momento da entrevista.

Te ajudei? Conta para mim nos comentário!



Recolocação Profissional

Como Consultora de Carreira, tenho ajudado milhares de profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocar no mercado de trabalho ao longo de mais de 1o anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Hoje meu servir é ser um canal que proporcione curas emocionais, resgate a autoconfiança perdida ao profissional e devolva o brilho no olho para sua carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


💌contato@karinemueller.com.br

📞(51) 99878-9861 (Whats)

61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page