top of page

Como as 7 Leis do Universo ajudam em sua Recolocação Profissional

Atualizado: 12 de abr.

Centenas de anos antes de Cristo os homens já estudavam o efeito do pensamento sobre a experiência subjetiva do indivíduo. Eles verificaram sete leis e princípios da mente que explicam fatos que, por vezes não damos importância, mas que ocorrem por sincronicidade em nossa vida a todo o momento.


Estar compreendendo estas leis facilitará nosso processo de aceitação, gratidão e entendimento pela fase na qual estamos passando. Afinal, somos seres mentais, e sua vida é produto de seus pensamentos.


Sua atitude mental, seus sentimentos de felicidade e satisfação, também são resultado das coisas que você incorporou mentalmente. Se encher a mente com pensamentos, imagens e ideias de sucesso, felicidade e otimismo, você será recompensado por experiências positivas em suas atividades diárias.


É só você recordar quando você foi selecionado em seu último emprego, você se lembra como estava positivo e tinha certeza que ia dar certo? Pois então, era sua mentalidade positiva trabalhando ao seu favor.


Agora já vou te avisando que não é fácil colocar todas essas leis a seu favor, para isso você precisa ter uma disciplina diária em seus pensamentos, já que é muito mais fácil nos sabotar e transferir a responsabilidade aos outros, ao invés de olharmos para nós mesmos.


1.    A grande Lei


Também conhecida pela lei da causa e efeito, a primeira lei socrática refere-se a da casualidade, o que significa é que, se existe alguma coisa que você quer em sua vida, poderá alcança-la reconstituindo aquilo que provoca e implementando essa causa.


A lei da causa e efeito em sua carreira profissional diz que, se você quer ser um ótimo candidato para a vaga, conseguir o sucesso, deverá descobrir e se aperfeiçoar como aqueles que se saem bem nas seleções, se você agir do mesmo modo que estes repetidamente, com o tempo obterá bom resultados.


O corolário da lei da causa e efeito é a lei do plantar e colher. Tudo o que você planta, o que quer que invista em sua vida e no trabalho, você obterá, nem mais nem menos. Se agregar trabalho árduo em sua recolocação, autodisciplina, força de vontade e persistência, conseguirá respeito, status, estima e sucesso.


Dica: Não desista e desanime se ao participar de uma seleção você não foi escolhido, persiste e compreenda o que poderia de fazer melhor em outra oportunidade e aperfeiçoe para estar melhor preparado para a próxima.


2.    A Lei da Compensação


No ensaio “compensation” de Raph Waldo Emerson, este escreveu que cada pessoa é recompensada proporcionalmente àquilo com que ela contribuiu. Esta lei é uma reafirmação da lei do plantar e colher, ou seja, ela diz que sempre seremos recompensados pelos nossos esforços e contribuições, quaisquer que eles sejam, não importa quanto.


Dica: Cada pessoa que passa em sua trajetória profissional, seja receptivo, ajude essa pessoa, construa um bom networking pois a energia que você acolhe te acolherá mais tarde.


3.    A Lei do Controle


Ela diz que: “Você se sente bem consigo mesmo de acordo com o grau em que acha que está no controle da sua vida.” O inverso dessa lei afirma que você se sente negativo em relação a si mesmo de acordo com o grau em que acha que não está no controle da sua vida. Nós psicólogos chamamos isso de teoria do “locus do controle”. Ou seja, seu nível de felicidade é predominantemente determinado por quanto você acha que está no controle das áreas importantes de sua vida. Assim, sente-se muito mais feliz e seguro quando acredita que é o mestre de seu próprio destino, quando julga estar no comando de sua vida e em tudo o que faz.


Dica: Não culpe os outros de seus fracassos e impotência nesta fase de recolocação, saiba onde está sua responsabilidade perante as coisas que acontecem e aconteceram em sua vida, somos responsáveis por tudo que criamos e do por que das coisas acontecerem. Na maneira que pegamos a responsabilidade para nós, nós estaremos no controle e não a crise, o país, a sociedade ou qualquer outra coisa. Postergando a responsabilidade para terceiros, não ajudará em nada em sua recolocação, do que adianta ficar culpando os outros pelo desemprego? No que esse fator irá te ajudar na sua recolocação?


4.    A Lei da Crença


Essa lei relata que “Independente do que você acredita, com emoção, isso se torna realidade”. Segundo essa lei, você não necessariamente acredita no que vê, mas vê aquilo em que decidiu acreditar. Suas crenças controlam a realidade. É possível perceber no que uma pessoa acredita apenas analisando o que ela faz.


Não é o que diz, espera, escreve, deseja ou pretende, mas sim suas ações, é só o que uma pessoa realmente faz que revela aquilo que ela acredita.


A boa notícia é que essa lei é reversível, ou seja, você pode controla-lá e moldar suas crenças, envolvendo-se nas ações que são conscientes com as crenças que quer desenvolver, você pode, com o tempo, desenvolver crenças, da mesma forma como desenvolve músculos levantando pesos.


Dica: Se de fato acredita que seu destino é ter sucesso máximo na sua área de atuação, e você caminha, fala, age e se comporta todos os dias exatamente da maneira como uma pessoa de grande sucesso na sua área agiria, você acabará desenvolvendo a mentalidade de um profissional de sua área de alta performance. E a medida que desenvolve a mentalidade, começará a obter resultados condizentes com ela. Suas crenças se tornarão suas realidades.


Eis um exercício aqui que pode ser feito. Determine seu objetivo que almeja alcançar e então analise este processo. Primeiro, faça uma pergunta do tipo:


Quero fazer parte da empresa X, na qual vou participar da seleção?


Sua resposta a esta pergunta deve ser VERDADEIRAMENTE: Sim


Então faça estas perguntas: Por que ainda não consegui, perante as outras seleções? O que impede de eu chegar lá? Quais medos, dúvidas e limitações estão bloqueando meu progresso? Por que eu ainda não consegui alcançar meu objetivo, neste exato momento?


5.    Lei da Concentração


Essa lei fala que “Tudo aquilo em que você se concentra faz sua vida crescer e se expandir”. Segundo ela, quanto mais você pensa em alguma coisa, mais de sua capacidade mental é compelida a pensar sobre essa questão. Se você pensar em algo com bastante frequência, com o tempo isso dominará seu pensamento e afetará seu comportamento.


Essa lei há uma espada de dois gumes. Se pensar continuamente em seus objetivos e nas coisas que pretende realizar, esses pensamentos começarão a dominar tudo o que você diz e faz. Se pensar em aumentar sua eficácia na busca pela sua recolocação, na verdade se encontrará fazendo as coisas que tornem isso uma realidade. Quanto mais você se concentrar no que quer, mais determinado e focado se tornará para alcança-lo. Quanto mais pensa em seus objetivos, mais rápido eles expandirão no mundo ao seu redor.


Mas se você cometer o erro de pensar nas coisas que teme, preocupar-se com suas contas, estremecer com a mera ideia de prospectar ou de pedir que o negocio seja fechado, esses medos em breve se expandirão e dominarão seu pensamento e seu pensamento e comportamento. Você começará a dar todas as desculpas para evitar fazer as coisas que precisa para alcançar o sucesso. Você inconscientemente irá sabotar a si mesmo sempre pensando justamente naquilo que não quer que aconteça. Como se não fosse trágico o suficiente, quanto mais você pensa nas coisas negativas, mais elas se desenvolvem e se expandem na sua vida.


Dica: Para utilizar essa lei do modo correto, você deverá pensar continuamente nas coisas que quer e no tipo de pessoa que terá de ser para alcança-las. Deve resolutamente manter sua mente, suas conversas e atividades longe de qualquer coisa incompatível com os seus desejos.


6.    Lei da Atração


Muito conhecida, essa lei afirma que “Você é um ímã vivo e inevitavelmente atrairá para sua vida pessoas e circunstâncias em harmonia com seus pensamentos dominantes.”


Os pensamentos criam um campo de força mental ao seu redor. Quando é positivo e otimista sobre si mesmo, você transmite uma forma de energia mental positiva que volta para você em uma cadeia interminável de perspectivas de vagas, oportunidades, recrutadores e empregos.


Dica: Semelhantes atraem semelhantes, esteja participando de grupos de sua área, participe de workshops, converse com as pessoas que você já trabalhou, faça coaching e esteja do lado de pessoas que possam te auxiliar verdadeiramente nessa sua busca.


7.    Lei da Correspondência


Essa lei diz que “Seu mundo externo é um reflexo de seu mundo interno”. Ou seja, seu mundo externo é um espelho que reflete a pessoa que você é, em todos os sentido. Ele não reflete a pessoa que você quer ser, finge ser, mas sim a pessoa que de fato é neste momento.


A expressão externa de seu verdadeiro caráter está contida em sua atitude geral em relação a pessoas e circunstâncias. As pessoas respondem a você com base na atitude que você tem em relação a elas. A forma como as pessoas o tratam é o reflexo da maneira como você pensa sobre si e de sua maneira de pensar sobre elas. Se quiser que o trate bem, que tenham uma atitude positiva em relação a você, então deve ter uma atitude positiva em relação a elas.


Dica: De nada adianta ficar culpando e atacando o recrutador e a empresa na qual você não passou na seleção, entenda que cada um está na sua jornada de aprendizado, caso tenha passado por uma seleção na qual não foi bem executada, ou não te deram o retorno que esperava, agradeça pela oportunidade e siga adiante.


Podemos aprender com as leis que a aptidão mental pode ser definida como uma atitude geral de otimismo, autoconfiança e bom ânimo que afeta positivamente tudo que fazemos. É muito parecida com a condição física. Para alcança-la, ela deve ser trabalhada todos os dias até tornar-se de seu caráter e personalidade. O processo não é fácil, mas na prática, esforços persistentes e consistentes produzirão os resultados fora de qualquer proporção considerando o trabalho que você investe.


Esse artigo foi produzido através de textos retirados pelo livro de Brian Tracy Estratégias Avançadas de Vendas, procurei trazer as leis para a realidade de sua recolocação profissional. Porém, podemos verificar que ao internalizar as mesmas podemos fazer referencia a elas em todos os aspectos de nossa vida.


Espero verdadeiramente que tenha gostado desse artigo e que você o utilize da melhor forma positiva para construir uma nova postura sobre seus pensamentos.


Fico aguardando seus comentários abaixo para saber o que você achou. Você pode compartilhar esse artigo também para que novas pessoas possam ser auxiliadas através deste conteúdo.


Forte Abraço!

Logo Karine Mueller

Karine Mueller

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira.

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page