top of page

7 Super dicas para turbinar seu Networking!

Atualizado: 12 de abr.

Quando pensamos em Networking, é interessante pensar sua rede de contatos como uma forma de cultivar seu círculo social, manter bons relacionamentos - a todo instante realizamos pequenas ações as quais nos aproximam de diversas pessoas que até então não conhecíamos, seja em nosso ambiente de trabalho, em uma viagem com a família, na faculdade, em um evento ou workshop.

O que precisa ficar claro é que estabelecer e cultivar bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa! Construir uma sólida rede de contatos traz mútuos benefícios, como a troca de informações, experiências e influências.

Estudos comprovam que o sucesso na carreira está diretamente ligado aos relacionamentos que você cultiva ao longo do tempo, por isso ter uma rede profissional deixou de ser uma opção, ela é indispensável.


Por isso, elaborei 7 super dicas de como estabelecer vínculos positivos que realmente desenvolvem seu NetworkING, são elas:


1. Identifique quem realmente é seu público alvo, pessoas que estão na mesma vibração que você, que jogam no mesmo time, aquela pessoa que você sabe que poderá somar experiências com você, da mesma forma que você também terá um ponto em comum com ela e que isso gera uma troca saudável e positiva.


2. Para isso, olhe para o seu presente, quem hoje já é do seu círculo de amizade? As pessoas na qual hoje são parte de seu meio, é a média das pessoas no qual dizem muito sobre os seus resultados em todos os seus fatores da vida. Veja qual dessas pessoas você admira? Quantas pessoas são? Quem são essas pessoas? Faça uma lista de pessoas e identifique quem são aquelas da qual você realmente admira.


3. Agora olhe para o seu passado, se lembre das pessoas que são seus amigos de infância, ao falar novamente com esses seus amigos, com certeza vocês irão revisar o passado alegre de vocês, da CONFIANÇA que possuíam, da entrega da amizade de vocês. Gerar a CONEXÃO com o outro, é passar CONFIANÇA, como sua amizade de infância, quando você sabia que podia contar com esse amigo, da mesma forma que ele podia contar com você. Networking significa trazer esse sentimento de confiança novamente. Para tanto, faça uma lista dos seus amigos de infância, onde eles estão atualmente trabalhando?


4. Agora faça uma lista de pessoas da qual você não conhece, mas que gostaria de conhecer. Pessoas nas quais você interage digitalmente e ou até presencialmente, mas que não fazer parte da sua rede de confiança ainda, pois pouco e nenhuma vez interagem juntas. Veja se nesta lista de pessoas, você tem alguém para apresentar você que é mais próximo, assim como o LinkedIn onde o correto é sermos apresentados para as nossas conexões de 3º grau. Você já reparou que no LinkedIn, ao querer se conectar com pessoas de 3º grau, você precisa ser apresentado por alguém que já faça parte das suas conexões de primeiro grau? A realidade não virtual não é diferente!


5. Com essa lista de pessoas de seu presente, passado e que deseja conhecer, gere AUTORIDADE com elas, estando PRESENTE. Separe três coisas nas quais você já realizou e que serão relevantes para as pessoas na qual você deseja se relacionar. Quais são essas coisas mais importantes e que são relevantes para a pessoa que você deseja realizar NETWORKING?


6. Posteriormente, procure agregar VALOR para a pessoa, antes de receber. Isso é RECIPROCIDADE, fazer algo para o outro sem necessariamente precisar pedir, saber que o outro irá te retribuir da mesma forma, pois você soube gerar EMPATIA. Um exemplo no LinkedIn, é fazer um depoimento, mostrar a GRATIDÃO pelo projeto no qual realizou com o colega, ou líder, demonstrando o quanto o outro foi importante para o seu crescimento em tal momento de carreira.


7. A cada conversa procure IMPACTAR o outro, este é o maior ponto do relacionamento. Saber gerar impacto com confiança é o segredo do networking, isto é, agregar ao ponto do outro identificar que vocês estão conectados com o mesmo PROPÓSITO, mesmo VALOR.

Eu brinco que Networking é como um relacionamento de namoro, você não chega naquele gato(a) que está afim e sai logo agarrando e beijando. Não! Isso só vai fazer com que o outro se afaste. Você primeiro vai estabelecer um laço de confiança, vai primeiro paquerar - OLHAR NO OLHO - depois vai se aproximando, começa a conversar, identifica os pontos em comum para falar sobre, ou seja, identifica afinidades. Depois convida para tomar um café ou um chopp – nessa ocasião vai falar o melhor sobre você, fará um storytelling para atraí-lo, para que o outro sinta-se interessado, até finalmente você conseguir o seu desejo que é um relacionamento.

E como fazer um storytelling? Ah, isso é assunto para outro dia!


Karine Mueller Logo

Como Consultora de Carreira tenho ajudado +3.500 profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação a se recolocarem no mercado de trabalho ao longo dos 10 anos que possuo minha empresa em Consultoria de Carreira.


Como cheguei ali em cima?☝️


Psicóloga, Coach, com MBA em Gestão de Pessoas e vivência no exterior. Possuo + de 17 anos de experiência na área de RH, onde desenvolvi ao longo da minha carreira diversos trabalhos como Consultora Interna e Externa, trabalhando em diferentes projetos no setor de RH, atuando como Analista e Coordenadora de RH em empresas nacionais de médio e grande porte.


Quer saber mais? 🤗


Aguardo você para conversar, trocar experiências, desenvolver networking e conhecer mais sobre seu momento profissional para te auxiliar.


Atendimentos on-line para todo o Brasil.


📞(48) 99176-3738 (Whats)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page