top of page

12 dicas especiais de como realizar uma ótima carta de apresentação

A carta de apresentação por si já diz, é a sua apresentação, ou seja, o primeiro contato que você terá com o recrutador. Esta é uma das principais maneiras de despertar no headhunter o interesse dele posteriormente abrir e ler seu currículo.


Ela tem a função de ajudar no seu marketing pessoal, uma vez que deverá mostrar resumidamente quem você é, a melhor versão do profissional que deseja se apresentar para o mercado.


Muitas são as dúvidas e erros cometidos nas cartas de apresentações realizadas pelos candidatos a uma vaga. Para ter uma apresentação que seja interessante e que capte o olhar dos headhunters, existem alguns cuidados que você deverá tomar ao realizar a mesma.


Abaixo escrevo 12 DICAS ESPECIAIS que preparei para você ter sucesso ao realizar sua própria carta de apresentação:


1.    Uma boa carta de apresentação deve: ser sucinta, ser objetiva, estar com as palavras que aparecem na descrição da vaga, conter no máximo três parágrafos e destacar seus pontos fortes, bem como, omitir os pontos fracos e as informações que não sejam relevantes com relação a vaga da qual está se candidatando.


2.    Dê um caráter pessoal em sua escrita.  Se você possui o nome do recrutador para quem está direcionando seu currículo no qual geralmente consta no próprio e-mail, seja receptivo e cortês, comece sua carta com o nome do mesmo. Ex: Prezado fulano de tal, bom dia! (boa tarde ou boa noite).


3.    Coloque onde você visualizou a vaga. Headhunters geralmente postam sua vaga em diversos sites de empregos, e eles adoram quando você deixa claro onde a vaga foi visualizada, pois serve como pesquisa interna para eles perceberem onde a vaga está obtendo maior sucesso nas redes sociais. Assim, comece sua carta informando o mesmo. Ex: “Conforme vaga de (coloque o cargo da vaga) visualizada no site XXX, verifico que minhas habilidades técnicas e profissionais estão de acordo com a mesma, visto....”


4.    Personalize sua carta. Se você quer se apresentar e chamar a atenção para o recrutador ler seu currículo, crie o interesse no recrutador, faça seu marketing pessoal, como produto para o mercado, se valorize e desperte o interesse dele se encantar por você! Para criar o interesse é simples: coloque as atividades, palavras-chaves que constam na vaga que o mesmo está pedindo e demonstre porque você possui os requisitos necessários para a mesma, fale sobre as realizações que você obteve nas empresas pela qual passou e que condizem com o perfil da vaga.


5.    Jamais coloque! Nunca coloque na sua carta de apresentação como no currículo suas características pessoais, ex: determinado, arrojado, dinâmico, persuasivo, comunicativo. O currículo e/ ou carta de apresentação tem o intuito de demonstrar suas habilidades e competências técnicas, bem como dos resultados que você trouxe para as empresas onde trabalhou. As habilidades e competências comportamentais serão avaliadas pelo recrutador no momento da entrevista, pois esta é a função do profissional de RH. Pelo currículo o headhunter jamais irá saber de fato suas características comportamentais, então não se intitule achando que tem ou não tal competências pessoais, deixe para ele fazer essa analise no momento da entrevista!


6.    Demonstre como você pode contribuir. Caso você saiba para qual empresa está se candidatando, da mesma forma que viu os requisitos solicitados pela vaga, não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir para a empresa. Vá ao site da empresa, pesquise sobre a mesma e perceba o que você pode contribuir com o cargo em questão.


7.    Deixe claro que buscou informações. Sabendo a recrutadora que está trabalhando a vaga, você poderá visualizar a mesma no Linkedin e verificar se ela fez alguma publicação, se escreveu algum artigo, postou algo referente a empresa na qual trabalha, se está em algum grupo e/ou tenha comentado ou dado alguma opinião. Então, poderá incluir na carta de apresentação alguma coisa que o headhunter tenha dito, sempre com cunho profissional claro! Essa dica aumenta em grande chances a possibilidade do recrutador olhar seu perfil, pois quem não gosta de receber uma critica positiva com relação ao artigo ou comentário publicado?


8.    Indicação de um amigo, colega, parente! Se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho para sua carta de apresentação. Não tenha receios de dizer que foi indicado por “fulano de tal”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente irá agradecer seu currículo e guardar o mesmo para uma próxima oportunidade.


9.    Fale sobre as empresas da qual passou. Caso queira citar a empresa na qual trabalhou, pode ser uma boa alternativa quando a empresa é uma forte concorrente no mesmo ramo ou que tenha grande visibilidade, desde que tenha experiências relevantes e que tenha a ver com o perfil da vaga solicitado.


10. Você não deve anexar a carta de apresentação junto ao seu currículo. No seu currículo já deve constar todas as informações de sua carta de apresentação na parte do resumo das qualificações. Caso você venha a anexar a carta de apresentação em seu currículo, o mesmo ficará muito repetitivo, bem como cansativo, pois o resumo das qualificações já é sua carta de apresentação.


11. Onde colocar a carta de apresentação? Você deverá colocar a carta de apresentação no corpo do e-mail que enviará para o recrutador. Caso esteja se candidatando para a vaga através do site, neles sempre existe uma parte de informações adicionais e/ou carta de apresentação, é ali que você deverá colocar.


12. Jamais mande algum currículo sem uma apresentação previa sobre o melhor que você possui. Mandar um e-mail apenas anexando seu currículo aumenta as chances de 90% de ele ser descartado e não ser verificado pelo recrutador. Se questione: você abriria um e-mail recebido no qual a pessoa não se deu o trabalho nem de dar um bom dia e relatar o que está no anexo do e-mail?



Gostou das dicas? Então comece desde já a realizar sua carta de apresentação personalizada! E não deixe de fazer seu comentário aqui abaixo, terei maior satisfação em responder a eles. Dúvidas, sugestões ou críticas construtivas são sempre bem vindas.



Logo Karine Mueller

 Karine Mueller

Psicóloga – Consultora de Carreira

Há mais de 17 anos atuando na área de Recursos Humanos e auxiliando centenas de profissionais em sua recolocação profissional, posicionamento profissional e orientação de carreira.

Quer saber mais? Visite: www.karinemueller.com.br

WhatsApp: (51) 99878-9861

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page